O apelo especial de Spotlight: Segredos Revelados, que estreia esta semana nos nossos cinemas, é evidente nesta temporada de premiações. E quando quem escolhe são jornalistas, no caso os críticos de cinema, ele é ainda maior. Afinal, o filme destaca a importância do jornalismo investigativo num episódio real ocorrido na cidade de Boston. Mas, é claro, além disso, o filme é também muito bom (a análise sai na próxima quarta-feira- 6). Tanto que vem colecionando prêmios e deve ter várias indicações ao Oscar, que serão anunciadas no próximo dia 14. Este fim de semana, outra organização de críticos de cinema, a National Society of Film Critics, também escolheu o filme como o melhor do ano. A associação também revela quantos pontos os finalistas conseguiram. Dê uma olhadinha nos vencedores deste ano e quem quase chegou lá:
Melhor Filme: Spotlight com 23 pontos, seguido de Carol (17) e Mad Max: Estrada da Fúria, com 13.
Diretor: Todd Haynes, de Carol, com 21 pontos. Em segundo lugar ficou Tom McCarthy, de Spotlight, também com 21, só que como ele não aparecia na maioria das listas, e isso acabou servindo como desempate. Em terceiro ficou George Miller, “Mad Max: Estrada da Fúria (20).
Ator: Michael B. Jordan por Creed, com 29 ( achei um tanto surpreendente já que o ator não impressionou tanto no filme). Em segundo ficou Geza Rohrig, de O Filho de Saul (18), seguido de Tom Courtenay, por 45 Anos (15).
Atriz: Charlotte Rampling, 45 Anos (57), com Saoirse Ronan em segundo com Brooklyn (30) e Nina Hoss, de Phoenix (22).
Ator Coadjuvante: Mark Rylance, Ponte de Espiões, com 56 pontos. A seguir, vieram Michael Shannon, 99 Homes (16) e Sylvester Stallone, Creed (14)
Atriz Coadjuvante: Kristen Stewart venceu mais um com Além das Nuvens (53). Alicia Vikander, por Ex Machina (23) e Kate Winslet – Steve Jobs (17)- foram também bem votadas.
Outros prêmios da noite foram : Spotlight também com roteiro, Carol com a melhor fotografia e Timbuktu como o melhor filme estrangeiro. Amy ganhou novamente na categoria de documentário.