Muita gente participa de brincadeiras sobre quem vai ganhar os Oscar todos os anos. Eu mesma já cheguei a ganhar uma viagem uma vez (bem, faz bastante tempo, o vencedor foi O Silêncio dos Inocentes, rsrs). De qualquer maneira, aí vão meus palpites sobre os vencedores da noite de amanhã(28), que terá a apresentação de Chris Rock:
Alguns prêmios são batata: Leonardo vai levar por O Regresso (senão pode esperar que a internet vai quebrar); Brie Larson, que ninguém conhecia mas já anda por aí há uns 15 anos, será a vencedora por O Quarto de Jack; e Sylvester Stallone tem tudo para fazer história com Creed como coadjuvante. Além destes, O Filho de Saul deverá levar o de melhor filme estrangeiro, Amy como documentário, e Divertida Mente ganhará o prêmio de animação. Não, a produção brasileira O Menino e o Mundo não tem chance, mas já teve uma enoooorme conquista ao chegar entre os cinco indicados.
O resto é esperar para ver. A disputa pelo prêmio de atriz coadjuvante deve ficar entre Kate Winslet (Steve Jobs) e Alicia Vikander (A Garota Dinamarquesa), com mais chances para s segunda.Infelizmente, minha favorita, Jennifer Jason Leigh (Os 8 Odiados) é zebra. Entre os diretores, a grande dúvida é se Alejandro Iñarritu (O Regresso) levará pelo segundo ano consecutivo ou não. Ele já ganhou o prêmio do Sindicato dos Diretores, que foi o mesmo do Oscar em 90 % das vezes nos últimos 10 anos. Mas e George Miller (Mad Max: Estrada da Fúria)? Não o colocaria como carta fora do baralho. De qualquer maneira o trabalho de Iñarritu é muito superior este ano do que com o filme que ele ganhou no ano passado, Birdman.
A grande dúvida da noite será o prêmio de Melhor Filme. A Grande Aposta, Spotlight: Segredos Revelados e O Regresso se revezam entre os favoritos, dependendo da lista. A Grande Aposta levou o prêmio do Sindicato dos Produtores, e nos últimos 10 anos o vencedor foi o mesmo oito vezes. Spotlight vem crescendo nos últimos tempos e ganhou o SAG de melhor elenco, além de vários outros prêmios de críticos. E O Regresso ficou com o Globo de Ouro de melhor drama. Ou seja, só na hora. Na minha opinião, entre estes três, o vencedor deveria ser A Grande Aposta, brilhante forma de contar uma história cujo assunto ninguém entende.
Abaixo a lista completa com os meus palpites (sem documentário curta, animação curta, porque seria puro chute):
Filme – A Grande Aposta
Diretor – Alejandro Iñarritu – O Regresso
Ator – Leonardo DiCaprio – O Regresso
Atriz – Brie Larson – O Quarto de Jack
Ator coadjuvante – Sylvester Stallone – Creed: Nascido para Lutar
Atriz coadjuvante – Alicia Vikander – A Garota Dinamarquesa
Filme estrangeiro – O Filho de Saul
Roteiro Original – Spotlight: Segredos Revelados
Roteiro Adaptado – A Grande Aposta
Edição – Mad Max: Estrada da Fúria
Fotografia – O Regresso (pode ser a terceira vitória consecutiva de Emmanuel Lubezki)
Animação – Divertida Mente
Cenografia – Mad Max: Estrada da Fúria
Figurino – Cinderela
Efeitos Visuais – Mad Max: Estrada da Fúria
Cabelo e Maquiagem – Mad Max: Estrada da Fúria
Mixagem de Som e Edição de Som – Mad Max: Estrada da Fúria
Documentário – Amy
Trilha Sonora – Os 8 Odiados
Canção – Till it Happens to You – The Hunting Ground
A transmissão do Oscar amanhã (28) na TV começa no Canal E!, com o tapete vermelho a partir das 19.30 horas. Já a TNT iniciará sua transmissão também com uma parte do tapete vermelho, às 20.30h horas, e com a cerimônia propriamente dita em seguida, com comentários do expert Rubens Ewald Filho. Aqui no Blog de Hollywood a cobertura será ao vivo, com posts no Facebook, Instagram e Twitter a partir também das 19.30 horas.