O mais difícil da noite do Oscar será prever quem será o vencedor de melhor filme. A Grande Aposta, O Regresso ou Spotlight: Segredos Revelados. Bem, mais um resultado veio colocar mais lenha nessa fogueira. Spotlight foi o grande vencedor do Independent Spirit Awards, ou o Oscar do cinema independente, que aconteceu na noite deste sábado e foi apresentado por Kate McKinnon, do Saturday Night Live, e Sumail Nanjiani, de Silicon Valley. Vale lembrar que aqui só podem concorrer filmes que custaram no máximo 20 milhões de dólares, portanto seus dois maiores concorrentes do Oscar não entraram na lista. Será que ele poderá repetir a performance hoje (28)? Acho o filme muito bom, com um conteúdo excelente – o roteiro é ótimo, mas será que ele tem força para vencer uma super-produção como O Regresso, ou ainda um formato tão diferenciado como o de A Grande Aposta? O filme ainda levou os prêmios de melhor elenco, diretor, montagem e roteiro.
Entre os atores, Brie Larson confirmou seu status de queridinha das premiações e levou o prêmio de atriz por O Quarto de Jack. Sem preconceito contra a Netflix, e sem Leonardo DiCaprio e Sylvester Stallone na disputa, o Spirit premiou o garoto Abraham Attah e Idris Elba por sua atuações em Beasts of No Nation. Infelizmente, não assisti Tangerine para poder opinar sobre a escolha de Mya Taylor como melhor atriz coadjuvante.
Veja abaixo a lista completa dos vencedores do Spirit:
Filme – Spotlight: Segredos Revelados
Ator – Abraham Attah – Beasts of No Nation
Atriz – Brie Larson – O Quarto de Jack
Ator Coadjuvante – Idris Elba – Beasts of No Nation (quando ele subiu ao palco para receber seu prêmio, Idris levou o jovem Abraham, e disse que havia prometido dividir a honra com seu co-astro. Fofo não?)
Atriz Coadjuvante – Mya Taylor – Tangerine
Diretor – Tom McCarthy – Spotlight
Filme Estrangeiro – O Filho de Saul
Roteiro – Spotlight
Prêmio John Cassavetes (para filmes com custo inferior a 500 mil dólares) – Krisha
Fotografia – Carol
Filme de Estreia – O Diário de uma Adolescente, de Marielle Heller
Prêmio Robert Altman para o melhor elenco – Spotlight
Documentário – The Look of Silence
Roteiro de Estreia – O Quarto de Jack
Montagem – Spotlight
Prêmio Piaget para Produtores – Mel Eslyn
Prêmio Truer than Fiction – Incorruptible
Prêmio Someone to Watch da Kiehl – King Jack, de Felix Thompson