Quem diria que a autora de Entrevista com o Vampiro, Anne Rice, um diria iria escrever uma história religiosa. Pois é real. Seu livro, Cristo Senhor – A Saída do Egito, virou filme, O Jovem Messias, que estreou esta semana nos cinemas. Depois do sucesso de Os Dez Mandamentos, é mais uma história contada de uma maneira diferente sobre a vida de Jesus. Enquanto Ressurreição, que estreou semana passada, contava quase uma história policial a respeito do desaparecimento do corpo de Jesus, agora, O Jovem Messias, mostra um outro momento.
O filme imagina um ano na vida de Jesus, então com sete anos de idade, quando ele tenta descobrir a verdade sobre sua existência ao voltar da fuga para o Egito com seus pais, José e Maria. Os dois precisam explicar ao menino que ele é uma pessoa diferente, que deve esconder seus dons até que Deus venha a ele. Mas, ao mesmo tempo, os milagres do pequeno Jesus começam a ser comentado, e o novo rei manda que seus soldados, liderados pelo centurião Severus (Sean Bean, de Game of Thrones), o encontrem para acabar com ele.
Não sou uma expert em religião, mas achei um filme bem simpático e uma boa forma de apresentar a história para crianças, já que Jesus tem 7 anos, o que pode facilitar a identificação. Esse período aparentemente não é descrito na bíblia e sinceramente, não me lembro de ter visto em filme algum antes. Gostei também das aparições do diabo (um assustador Rory Keenan, parecido com Jared Leto) com o objetivo claro de destruir Jesus.
Tudo é ajudado pela doçura do ator que faz o papel, Adam Greaves-Neal, que foi escolhido depois de uma busca por atores em vários países do ano. Segundo o diretor, Cyrus Nowrasteh, “eu tinha a tarefa mais difícil do que em qualquer outro filme bíblico. Meu filme estava nas mãos de um menino de sete anos de Londres. E posso dizer com certeza que nenhuma outra criança sequer chegou perto em comparação em termos de atuação e capacidade”.
É claro que o filme tem seus momentos mais chatinhos, especialmente depois que você já viu tantos filmes bíblicos ao longo da vida. Mas, para essa época de Páscoa, pode ser uma boa opção para quem gosta do gênero.
zoraida Cavichioli
15 de agosto de 2016 às 4:48 pm
Adorei o filme o jovem messias muito instrutivo pra crianças e adultos uso esses tipos de filmes para educar na catequese filmes desse tipo nos mostram,nos fazem lembrar de q Cristo era um ser humano sentia tudo como nós sentimos é maravilhoso conseguir velo assim