Nesse domingo (26), o último episódio da temporada de Game of Thrones será exibido na HBO às 22 horas. Depois da Batalha dos Bastardos na semana passada, certamente a sua audiência deve quebrar novos recordes de audiência. Isso tem sido uma constante nessa temporada. Nos Estados Unidos, segundo a Entertainment Weekly, os números de viewers já ultrapassam 23 milhões, contando todos os formatos (exibição original, DVR, reprises, streaming). Isso representa 15 % acima da quinta temporada, mesmo com os números ainda não finalizados. É interessante perceber que a audiência da série vem crescendo a cada ano, ao contrário do que é normal na TV.
No Brasil, a situação não é muito diferente. Para se ter uma ideia, o episódio de estreia dessa temporada teve um aumento de 148% de audiência com relação à estreia da anterior. Red Woman ficou famoso porque todos queriam saber o que realmente teria acontecido com Jon Snow. A resposta não veio (só viria no seguinte) mas alcançou a maior audiência da HBO em oito anos.
Com isso, é realmente surpreendente que os produtores pretendam concluir a série em mais duas temporadas que seriam bem mais curtas – um total de 13 episódios, com sete no próximo ano e seis em 2018, ao contrário dos 10/ano que normalmente são produzidos. Os responsáveis pela série, David Benioff and Dan Weiss, disseram que desejam terminar a série no ápice criativo. Mas, é claro que um produto tão lucrativo não deve acabar. Já há rumores que poderia ser criada uma nova série com um outro momento da história dos Lannister, Targaryen, Baratheon e Stark, entre outros. Eu adoraria conhecer mais a fundo todo aquele bochicho dos possíveis pais de Jon Snow.
De qualquer maneira, antes de se imaginar tudo isso, há um último episódio que tem muito para contar. E por isso terá 69 minutos, ao invés dos 56 (mais ou menos) normais. Com isso, mais uma vez GOT fica cada vez mais se parecendo com cinema, apropriado para a linguagem que utiliza. O título será The Winds of Winter (Os Ventos do Inverno). Ou seja, será que finalmente o inverno vai chegar?
Especula-se que Cersei irá explodir Kings Landing, quando tiver que passar pelo julgamento já anunciado. Afinal, muito tem se falado nos últimos episódios sobre o rei louco, que pretendia fazer isso, mas acabou morto por Jaime, abrindo assim caminho para Robert Baratheon se tornar rei, e casar com Cersei. Isso tem muita cara de final de temporada, para deixar no ar a dúvida de quem morreu no incêndio. Uma boa notícia é que esta semana foi divulgado que vários dos atores principais renovaram seus contratos com um belo aumento: Peter Dinklage (Tyrion Lannister), Kit Harington (Jon Snow), Lena Headey (Cersei Lannister), Emilia Clarke (Daenerys Targaryen), and Nikolaj Coster-Waldau (Jaime Lannister). Isso provavelmente quer dizer que eles não vão morrer neste último episódio da temporada
Por outro lado, é bem possível que Sir Davos consiga se vingar de Melisandre (reparou no olhar dele no trailer?). Será que teremos matança na casa de Walder Frey? O sorriso de Jaime no meio de toda aquela gente horrorosa no trailer dá a impressão que algo vai acontecer. Uma vingança por causa do casamento vermelho?
Além disso, será que finalmente Daenerys vai pegar os navios que conseguiu com os Greyjoy e partir para conquistar os sete reinos?
Será que Arya vai conseguir chegar a Winterfell e reencontrar a irmã Sansa? E será que esta vai resistir às investidas de Littlefinger?
E ainda será que Bran também vai chegar? Com os zumbis atrás dele?
Isso significaria que o inverno realmente chegou. E depois nós vamos ter que esperar um ano para saber as respostas.