E a sexta temporada de Game of Thrones terminou deixando várias certezas e algumas perguntas. A principal certeza é que não há nada que se pareça nem de longe com a série na TV atualmente ou em qualquer tempo. A qualidade de roteiro, elenco, produção. A coragem de matar importantes personagens, populares junto ao público, a capacidade de surpreender sempre, mesmo quando você até já espera que algo aconteça, é inigualável. Com isso, a possibilidade que parece cada vez mais certa de que só teremos mais 13 episódios, divididos em duas temporadas, é frustrante e ao mesmo tempo admirável. Com todo esse sucesso capaz de aumentar a audiência a cada temporada, é admirável que os produtores saibam quando devem dizer fim. Afinal, quantas séries acabaram “passando do ponto”? E frustrante porque essa história e esses personagens são tão envolventes que já é difícil demais ter que aguardar quase um ano pelo seu retorno. Imagine quando o final for inevitável?
De qualquer maneira, ainda estamos vivendo a euforia de ter assistido o melhor episódio de série da história da TV. Posso dizer que já vi muitos (muitos mesmo), e nada se iguala. Ao contrário da temporada passada, quando o final foi negativo em sua maior parte – Cersei fazendo a caminhada da vergonha, a “morte” de Jon Snow, a morte verdadeira de Myrcella e o sequestro de Daenerys – , agora todos os personagens terminam em momentos de ascendência.
SPOILERS! Se não viu o episódio The Winds of Winter, pare de ler aqui.
O site da Vanity Fair publicou um estudo da Brandwatch que revela que Cersei Lannister foi o nome mais mencionado nas redes sociais durante a exibição do episódio na noite deste domingo. O segundo citado foi Arya Stark. As duas tiveram uma coisa em comum. Sobreviveram a situações improváveis, e conseguiram se vingar sozinhas de pessoas que as prejudicaram em algum momento. No caso de Cersei, a forma como se livrou de High Sparrow, de Margaery e de vários de seus opositores era esperada, mas não menos brilhante. Isso, é claro que teve um custo. A a morte do terceiro filho, algo aguardado desde que uma bruxa revelou isso a ela quando ainda era menina. Mas , seu sorriso, ao ver que seu plano deu certo, e a explosão aconteceu, foi simplesmente inesquecível.
Da mesma maneira que a vingança de Arya contra o assassino de sua mãe e de seu irmão mais velho, o nojento Walder Frey, também foi surpreendente. É bom lembrar que Cersei e Melisandre também estão na famosa lista de pessoas a morrer de Arya. E agora que aprendeu vários truques (inclusive fazer tortas bem especiais! Arhg!) na House of Black and White, ela deve dar continuidade a sua tarefa. Talvez até mesmo antes de ir para Winterfell. Mas vamos combinar que a expressão dela ao matar Frey era de grande prazer. A menininha com certeza não existe mais. Lembra o famoso sorriso de Sansa após ter servido Ramsay Bolton bem mal passado para os cachorros locais.
E ainda o episódio teve também a improvável associação de Lady Oleanna (incrível atuação de Diana Rigg) e Ellaria, que estarão ao lado de Daenerys contra Cersei.
As vinganças femininas são poderosas!
Agora sabemos de Jon Snow é o rei do norte ( e R+L = J), mas parece continuar a ser inocente demais. Littlefinger deixou bem claro suas intenções com relação a Sansa, e será que isso põe Jon em perigo? Provavelmente. Mas depois de ser revivido por Melisandre, não parece que ele está com o corpo fechado?
Fiquei imaginando também qual será a reação de Jaime ao fato de Cersei estar no trono de ferro. A cara dele no final do episódio não é muito boa. Mas do jeito que ele é louco por ela, com certeza ficarão juntos até o fim. E se julgarmos pelo número de navios que Daenerys, dragões e companhia levam para reclamar o trono, a briga vai ser feia. Aliás, um parênteses aqui, será que só eu senti que Tyrion está completamente apaixonado pela Mãe dos Dragões? Hummm…
Bran está indo para o sul, mas bem perto de casa. Melisandre também está indo para o sul. Será que não a veremos mais? Bem que ela poderia encontrar com Sir Jorah no caminho e curá-lo da peste das pedras não?
Eu sinceramente espero que a jovem atriz Bella Ramsey retorne na próxima temporada. Ela fez de Lyanna Mormont um dos personagens mais interessantes da história. Que discurso incrível apoiando Jon Snow não? Mas fiquei triste com o possível adeus a Daario Naharis (Michiel Huismann). Um homem sexy daqueles e ainda que gosta de lutar, é indispensável para a boa continuidade da história (rs).
Ainda tem muito para acontecer em Game of Thrones, mesmo em 13 episódios. Como Daenerys e Jon Snow saberão que são parentes? Será que os dois se juntarão para tirar Cersei? E aí quem assume? E como Bran vai contar a verdade? E quando os zumbis vão chegar? Tantas perguntas e tanto tempo até começar a ter respostas…