Eu adoro um bom faroeste. Entre os clássicos, Rastros de Ódio é para mim um dos melhores filmes da história. Mas já faz algum tempo que eles não tem mais um grande apelo para aqueles que frequentam as salas de cinema. Dois exemplos que foram lançados este ano só confirmam a regra. Os Oito Odiados, mesmo com toda a promoção de Tarantino (e o fato que o filme é ótimo), teve um resultado bem abaixo do esperado, e de, por exemplo, Django Livre, o filme anterior do diretor. Só para comparar os resultados mundiais de ambos, Django teve mais de 420 milhões de dólares enquanto Os 8 Odiados, conseguiu apenas 155. Já O Regresso, que não pode ser considerado um western clássico, teve a vantagem de toda aquela onda do Oscar de Leonardo DiCaprio, e foi um grande sucesso, com um total de mais de 532 milhões no mundo inteiro.
Mas , em geral, filmes excelentes como as refilmagens Os Indomáveis (2007), com Christian Bale e Russell Crowe, e Bravura Indômita, com Jeff Bridges e Matt Damon, não tiveram o sucesso esperado. Agora, temos que esperar para ver se Sete Homens e um Destino, uma reimaginação do grande sucesso dos anos 60, estrelado por Yul Brinner e Steve McQueen, vai se sair quando estrear nos cinemas em setembro. O trailer foi lançado hoje e é muito bom, com ação, além das presenças cheias de carisma de Denzel Washington e Chris Pratt, num elenco com vários nomes conhecidos.
Com a direção de Antoine Fuqua, o filme mostra como os habitantes da cidade de Rose Creek, liderados por Emma Cullen (Haley Bennett), contratam sete foras da lei para protegê-los do controle mortal de Bartholomew Bogue (Peter Sarsgaard). São eles: Sam Chisolm (Denzel Washington), Josh Farraday (Chris Pratt), Goodnight Robicheaux (Ethan Hawke), Jack Horne (Vincent D’Onofrio), Billy Rocks (Byung-Hun Lee), Vasquez (Manuel Garcia-Rulfo, num papel que seria originalmente de Wagner Moura) e Red Harvest (Martin Sensmeier). Enquanto eles preparam a cidade para o combate violento, esses sete mercenários descobrem que estão lutando por mais do que apenas dinheiro.
Para quem desejar conhecer o filme de 1960, ele está disponível na Netflix, bem como a série, produzida nos anos 90, e que teve duas temporadas.