Eu adoro Jane Austen. Li todos os seus livros, e vi a maioria dos filmes e minisséries baseadas em suas obras. A minha favorita é Orgulho e Preconceito. Adoro o filme com Keira Knightley e principalmente a minissérie dos anos 90, estrelada por um absolutamente apaixonante Colin Firth como Mr. Darcy. Há uns dois anos, li o livro Orgulho Preconceito e Zumbis, uma das primeiras obras do gênero mash-up classic, que junta a trama original de Jane Austen, acrescida de personagens sobrenaturais, nesse caso mortos-vivos, com algumas adaptações. Ele chegou a ficar em terceiro lugar entre os mais vendidos do New York Times. E é claro que não demorou muito para virar filme, que chega hoje, 29, à TV na HBO, às 22 horas.
Elizabeth Bennett continua sendo uma jovem que vive na Inglaterra vitoriana, mas agora é também uma exímia praticante de artes marciais e também no manejo de armas. Afinal, uma praga começou a transformar as pessoas em zumbis canibais, e Elizabeth terá que usar todas as suas habilidades para combater esse mal em companhia do orgulhoso Sr. Darcy.
O filme não foi bem de bilheteria, mesmo aqui no Brasil passou rapidamente, mas apesar de todas as diferenças com relação ao livro (especialmente o final), é divertido e assustador. Para todos aqueles que conhecem bem a história de Jane Austen, é fácil de acompanhar como os zumbis foram bem inseridos na história. É o melhor de todas as versões mash-up que li – Abraham Lincoln Caçador de Vampiros e Mansfield Park e Múmias. Ainda quero muito ler Razão e Sensibilidade e Monstros Marinhos.
Para quem não está acostumado com o gênero pode ser difícil de aceitar/ entender. Mas é bom manter a mente aberta para rir e se assustar com o filme. O elenco é bom. Como Elizabeth Bennett está a linda Lily James (de Downton Abbey e Cinderela), que entrou no lugar de Natalie Potman, Mr. Darcy é Sam Riley, que inicialmente achei que era uma escolha ruim, mas no final se saiu bem. Outros nomes conhecidos são Charles Dance, Jack Huston, Lena Headey, Matt Smith, Bella Heathcote, entre outros. Vale um bom divertimento no fim de semana de Halloween.