Hoje, dia das bruxas, é interessante lembrar como essas criaturas tão especiais foram sempre tão presentes. No cinema, tivemos desde meninas lindas como Hermione, dos filmes de Harry Potter, até senhoras muito feias (um incrível trabalho de maquiagem) como Winifred de Abracadabra. Mas a TV não fica atrás. A primeira que todos se lembram, é claro, é a própria Feiticeira, Samantha Stephens, que nos anos 60 marcou época, e acabou com a crença de que bruxas só poderiam ser horríveis, com uma verruga na ponta do nariz. Um clássico! Veja aqui outras que também brilharam com seus feitiços na TV:
1 – Charmed
As irmãs Halliwell trouxeram de volta a bruxaria à moda como três irmãs que descobrem que tem a missão de combater as forças do mal usando bruxaria. Nem mesmo a saída de Shannen Doherty logo nas primeiras das oito temporadas, tirou o apelo da série. Ela foi substituída por Rose McGowan, que fazia uma “irmã desaparecida”. De vez em quando saem notícias na mídia a respeito de uma refilmagem ou um reboot da série, mas até agora nada oficial.
2 – Sabrina – A Aprendiz de Feiticeira
Uma comédia de grande sucesso entre as adolescentes do fim dos anos 90, teve sete temporadas. Seguia a história de uma estudante de 16 anos (Melissa Joan Hart) que leva uma vida normal até que descobre que é uma bruxa. Um dos grandes atrativos da série era o gato Salem, que na maioria das vezes era um boneco animatronic.
3- Melisandre em Game of Thrones
Melisandre (vivida por Carice Van Houten) é uma sacerdotisa que tem poderes proféticos que lhe dão um conhecimento parcial dos acontecimentos futuros. Inicialmente, como outros personagens da série, era mostrada como uma terrível vilã, mas com o passar do tempo foi mostrando uma mulher obcecada que acredita totalmente nas suas visões. Pode errar completamente – imaginando que Stannis é o escolhido – ou acertar sem querer – revivendo Jon Snow. Mas quando ela tira o colar vermelho…
4 – Eastwick: A Cidade da Magia
Muita gente nem deve conhecer essa série, uma adaptação do filme famoso, estrelado por Jack Nicholson. Afinal, ela só teve uma temporada. Mas era bem divertida, partindo do mesmo princípio, uma mistura de Charmed com Desperate Housewives. Três donas de casa – Rebecca Romjin, Lindsay Price e Jaime Ray Newman – vêem sua vida mudar com a chegada de um estranho (o sexy Paul Gross, que nunca mais fez nada muito importante).
5 – Willow de Buffy: A Caça-Vampiros
No início, Willow ( Allyson Hannigan) era só a amiga boazinha de Buffy: a Caça-Vampiros. Mas com o tempo, foi estudando magia, quando chegou até mesmo a fazer Angel (David Boreanaz) voltar a ser bom, e se tronando uma bruxa cada vez mais poderosa. Foi ainda a protagonista do primeiro beijo gay entre mulheres em horário nobre na TV americana, com a também bruxa Tara (Amber Benson).
6 – Regina – Once upon a Time
Regina Mills começou a série com a prefeita de Storybrooke, que se sentia ameaçada pela chegada de Emma Swan (Jennifer Morrison) à cidade. Ela também era a Rainha Má da história. Só que com as temporadas passando, Regina começou a se tornar uma pessoa melhor. mas no final da quinta temporada, ela acabou libertando a Rainha Má novamente. Um ótimo trabalho de Lana Parrilla.
7 – Witches of East End
A série só teve duas temporadas, mas As Bruxas de East End era bem divertida. contando a história de uma família de bruxas que vive uma vida calma em uma cidadezinha pequena, até que a mãe resolve contar para as filhas sobre seus poderes quando uma está prestes a se casar. Com um toque de Da Magia à Sedução, tem um bom apelo para o público feminino. A atriz principal era Julia Ormond, que num determinado momento quase se transformou em estrela, mas faltou mais talento.
8 – Fiona – American Horror Story
A terceira temporada de American Horror Story é para mim até agora a melhor da série. E boa parte se deve ao tema das bruxas e principalmente à atuação de Jessica Lange como Fiona, a Feiticeira Suprema das descendente de Salem. Obcecada pela juventude, ela retorna à Academia de Miss Robicheaux, uma escola para jovens bruxas. Jessica ganhou o Emmy e o Critics Choice por sua atuação nessa temporada. Perfeita!
9 – Salem
https://www.youtube.com/watch?v=wDwGtbptLPQ&t=15s
A série é ambientada em Salem, no século XVII, e acompanha John Alden, um guerreiro que retorna após 7 anos e descobre que a cidade está em meio a uma grande histeria de bruxas, enquanto Mary, um amor do passado, é apontada como uma a mais poderosa delas. Estrelada por Shane West e Janet Motgomery, a série vai estrear a sua terceira temporada no canal Fox1 na próxima quinta, dia 3, mesmo dia dos Estados Unidos.
Mas como eu disse no início, nada disso teria sido possível sem Samantha e Endora, de A Feiticeira. Nos anos 60, estas duas marcaram época como a mãe e filha mais divertidas da TV. Ainda hoje, mais de 50 anos depois da estreia da série, essas duas são imbatíveis.