Todo mundo conhece o BAFTA, mas poucos conhecem o Britannia Awards, um prêmio promovido pela Academia Britânica, mas entregue em uma cerimônia nos Estados Unidos, para homenagear profissionais de cinema que se destacaram no mundo. O evento deste ano aconteceu ontem (29), em Los Angeles, e teve tanto homenageados quanto apresentadores de primeira grandeza. Veja as fotos abaixo:
Um dos momentos mais incríveis da noite foi quando Jennifer Lawrence – num modelo Elie Saab – entregou o prêmio Stanley Kubrick Britannia for Excellence In Film para Jodie Foster, que a dirigiu em O Novo Despertar em 2011. As duas foram premiadas com os Oscar bem jovens, e foi um belo momento de ambas juntas no palco. Em seu discurso, Jodie, elegante de Burberry, mencionou que ganhou seu primeiro BAFTA há 40 anos (por Bugsy Malone e Taxi Driver), e que “honestamente tudo o que eu sempre desejei foi fazer filmes. É isso. Seja qual for a descrição do trabalho – atriz , produtora e, é claro, diretora -, ter a oportunidade de trabalhar com vocês, tantos técnicos e artistas talentosos, é uma benção. Essa comunidade foi minha educação sentimental e você aqueles que me criaram.”
Já Jake Gyllenhaal entregou o prêmio para Ang Lee, seu diretor de O Segredo de Brokeback Mountain, o John Schlesinger Britannia for Excellence In Directing com um discurso emocionado. “O que o faz tão único e merecedor dessa honra é que Ang percebe que cada filme é elementarmente diferente. Como é possível que O Segredo de Brokeback Mountain e O Tigre o o Dragão tenham sido feitos pelo mesmo homem? Que Tempestade de Gelo e A Vida de Pi estejam em lados opostos deste espectro também?”
Felicity Jones, de Burberry, recebeu o prêmio de British Artist Of The Year de seus colega de Inferno, Tom Hanks. Ela ressaltou o fato que está na indústria há 23 anos. ” Eu tenho tido tanta sorte de trabalhar continuamente com pessoas que realmente respeito”. A atriz estará em outro blockbuster no final do ano em Rogue One: Uma História de Star Wars.
Outros que foram premiados na noite foram Ewan McGregor, como prêmio Britannia Humanitarian, por seu trabalho com a UNICEF para ajudar crianças e refugiados em todo o mundo; com Ricky Gervais, com o Charlie Chaplin Britannia for Excellence In Comedy (tem gosto pra tudo!) e Samuel L. Jackson, por sua contribuição ao cinema com o Albert R. Broccoli Britannia for Worldwide Contribution to Entertainment, que recebeu o troféu de sua companheira de elenco de Kong: A Ilha da Caveira, Brie Larson.