Ela, é claro, é Meredith Grey em Grey’s Anatomy. Mas, Ellen Pompeo, que faz 47 anos hoje (10), já andava por aí há algum tempo, antes de se envolver com McDreamy, quase morrer afogada, explodir com uma bomba, operar incontáveis pacientes e ter três filhos. São 13 temporadas que a transformaram num rosto que você conhece mas não associa ao nome, em uma das mais bem pagas estrelas da TV, indicada a vários prêmios e duas vezes vencedora do People’s Choice Awards como atriz favorita de série dramática.
Seu primeiro se chamava Quase Lá, era uma comédia dessas de jovens que descobrem o sexo e se apaixonam. Entre eles, havia um outro novato. Seu nome era Ryan Reynolds (rs). Depois vieram as participações em séries. E como muitos esteve em Law and Order, além de Caia na Real, Strangers with Candy e Strong Medicine . Tudo parecia que não iria mudar muito até que ela conseguiu seu primeiro papel importante e de visibilidade, como uma garota jovem com um segredo num filme que tinha no elenco Dustin Hoffman, Susan Sarandon e Jake Gyllenhaal, chamado Vida que Segue (2002).
Logo em seguida mais duas participações em filmes importantes: Prenda-me se for Capaz (2002), de Steven Spielberg, com Leonardo Di Caprio, e Demolidor: O Homem sem Medo (2003), onde fazia o papel de Karen Page, a assistente do demolidor Ben Affleck. Chegou também a ser contratada para Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004), mas seu papel acabou cortado na edição.
No mesmo ano (2003), ela fez Dias Incríveis, uma comédia maluca com Will Ferrell, Luke Wilson e Vince Vaughn. Apesar da cara séria, Ellen tem jeito para a comédia. Lembra da participação que fez na última temporada de Friends? Ela era Missy, uma colega de faculdade de Ross e Chandler, que na época fizeram um pacto que nenhum dos dois sairia com a jovem. Mas é claro que Chandler não respeitou o pacto, e anos depois, quando Rossa ficou sabendo, tomou coragem de chamá-la para sair. Ótimo episódio!
Depois do filme Encontros e Desencontros de 2005, ela foi chamada para fazer O Balconista 2, mas recusou porque já tinha feito o piloto de uma série onde ela tinha o papel principal. O nome era Grey’s Anatomy, e o resto é história. Então para comemorar o aniversário de Ellen, fica aqui a minha cena preferida de Grey’s, da segunda temporada, episódio Losing my Religion, na sala de exames, “Pare de olhar para mim!”. A qualidade não é das melhores e não tem legendas, mas sempre vale!!