Essa semana, mais especificamente no dia 3 (no Brasil chegou no dia 17), há 15 anos, em 2002, chegava aos cinemas o filme do Homem-Aranha. Sim, aquele com Tobey Maguire, que muita gente hoje chega até a desprezar. A história foi diferente na época. Ele foi o primeiro filme da história a atingir 100 milhões de dólares de bilheteria. Era o ano do aniversário de 40 anos do aracnídeo, o 11 de setembro tinha acontecido há pouco, tanto que tiveram que mudar um poster que mostrava uma visão de Nova York pelo olhos do herói, onde o World Trade Center aparecia. Na época foi a terceira maior bilheteria do ano, o melhor resultado de um filme baseado em quadrinhos, foi indicado para dois Oscars e assegurou duas sequências, uma que saiu em 2004 e outra em 2007. E nessa semana que tivemos a visita do atual Homem-Aranha, Tom Holland, ao Brasil, vale relembrar esse enorme sucesso.
O elenco era de estrelas. Além de Tobey Maguire e Kirsten Dunst, que chegaram a namorar na vida real na época, o filme ainda tinha Willem Dafoe, James Franco, J.K. Simmons, e até Joe Manganiello! Dê uma olhadinha no ontem e hoje de todos eles:
Tobey Maguire
Tobey sempre foi a escolha do diretor Sam Raimi. mas o estúdio chegou a pensar em Leonardo DiCaprio, Edward Furlong, Freddie Prinze, Jr., Chris Klein, Wes Bentley, Heath Ledger e até James Franco, que acabou ficando com o papel de Harry Osborn. Depois do terceiro filme do Homem-Aranha, ele nunca mais teve o mesmo destaque. Seu papel mais importante foi em O Grande Gatsby, e seu último filme exibido nos cinemas foi O Dono do Jogo, isso sem contar a voz do narrador em O Poderoso Chefinho.
Kirsten Dunst
A namorada do herói foi o primeiro papel adulto importante de Kirsten Dunst. Mas ao final de sua aventura como Mary Jane no terceiro filme, ela já tinha sido Maria Antonieta, e depois fez filmes como Melancolia, Quatro Amigas e um Casamento e Estrelas Além do Tempo. Também teve uma atuação premiada na série Fargo.
Willem Dafoe
É interessante constatar que Willem Dafoe só conseguiu o papel do vilão da história depois que Nicolas Cage, John Malkovich, e John Travolta recusaram. Desde então, ele fez os mais diversos tipos de filmes, desde xXx 2 – Estado de Emergência, até Anticristo, passando por outros tão diferentes como A Culpa é das Estrelas, Ninfomaníaca: Volume 2 e Meu Amigo Hindu, de Hector Babenco. Seu ultimo filme exibido nos cinemas foi A Grande Muralha, mas logo ele estará de volta com Assassinato no Expresso do Oriente, Liga da Justiça e Aquaman.
James Franco
James Franco é uma das figuras mais diferentes de Hollywood. Mas quando ele foi o amigo do Homem-Aranha em 2002, parecia ser um candidato a galã. Desde que foi Harry Osborn, ele até concorreu ao Oscar (127 horas), fez filmes vergonhosos (É o Fim, A Entrevista), foi para a TV (22.11.63) e estava divertidíssimo em na comédia Tinha que ser Ele?, seu último filme exibido nos cinemas. Ele também fará uma participação especial em Alien: Covenant, que estreia semana que vem nos cinemas.
J.K.Simmons
Finalmente reconhecido com o Oscar de coadjuvante pelo ótimo Whiplash: Em Busca da Perfeição, ele é o dono/editor maluco, mas que no fundo tem bom coração, do The Daily Bugle, que sempre compra fotos de Peter Parker. Seu próximo filme a ser exibido nos cinemas será O Dia do Atentado. Ele também estará em A Liga da Justiça como o Comissário Gordon.
filmeAline
Joe Manganiello
Muito antes de ser “descoberto ” como o lobisomem Alcides de True Blood, Joe Manganiello já andava por aí fazendo filmes de heróis. Homem-Aranha foi seu primeiro longa, como um cara que atormenta Peter na faculdade e acaba sendo derrotado depois que ele adquire seus poderes (eu nunca reconheceria!!). Agora, após suas aventuras em Magic Mike, ele será o vilão Deathstroke no novo filme solo do Batman, ainda sem data de lançamento.