O resultado do Oscar inglês acontece bem no meio do período onde os votantes da Academia de Hollywood enviam seus votos finais para escolher os vencedores do Oscar. Ou seja, o resultado e a exposição passam a ter grande peso no que vai acontecer dia 2 de março.
Se essa premissa é verdadeira, tudo está embolado de novo. Mas para mim, fã de Gravidade, as coisas podem estar mudando para o lado do filme de Alfonso Cuaron. Gravidade foi o melhor filme inglês (prêmio apresentado por Oprah Winfrey), além de diretor, trilha sonora, fotografia, efeitos visuais e som. 12 Anos de escravidão, seu maior concorrente, saiu só com dois prêmios: melhor ator para Chiwetel Ejiofor e melhor filme. Ou seja, Gravidade ficou com o prêmio de filme inglês mas também concorria ao melhor filme, que acabou perdendo para seu maior concorrente. Resumo, tudo pode acontecer no Oscar.
O Clube de Compras Dallas não estava na competição. Por isso, sem os favoritos Matthew McConaughey e Jared Leto, Chiwetel Ejiofor e Barkhad Abdi (de Capitão Philips) levaram os prêmios de ator e coadjuvante. Enquanto isso, outra categoria embolada, atriz coadjuvante, continua assim. Jennifer Lawrence, que não estava presente, conquistou o prêmio por Trapaça batendo Lupita Nyong’o, por 12 Anos de Escravidão.
E Cate Blanchett levou mais um. Alguém esperava algo diferente?
A seguir a lista dos vencedores:
– Filme – 12 anos de escravidão
– Filme inglês – Gravidade
– Atriz – Cate Blanchett – Blue Jasmine
– Ator – Chiwetel Ejiofor – 12 anos de escravidão
– Atriz coadjuvante – Jennifer Lawrence – Trapaça
– Ator Coadjuvante – Barkhad Abdi – Capitão Philips
– Diretor – Alfonso Cuaron – Gravidade
– Roteiro – Trapaça
– Roteiro adaptado – Philomena
– Filme de língua não inglesa – A Grande Beleza
– Animação – Frozen – Uma Aventura congelante
– Documentário – The act of killing
– Trilha sonora – Gravidade
– Fotografia – Gravidade
– Montagem – Rush
– Cenografia – O Grande Gatsby
– Figurino – O Grande Gatsby
– Maquiagem e cabelo – Trapaça
– Som – Gravidade
– Efeitos visuais – Gravidade
Eduardo Pepe
17 de fevereiro de 2014 às 2:22 am
Com Clube de Compras Dallas e Ela inelegíveis, o BAFTA deu dicas do que podia acontecer de “surpresa” no Oscar, ou seja, se não for (ator) Matthew vai Chiwetel Ejiofor, se não for (ator coadjuvante) Leto vai Abdi, se não for (roteiro original) Ela vai Trapaça.