É claro que já faz muito tempo que o Globo de Ouro deixou de funcionar como “um termômetro para o Oscar”. Mas de qualquer maneira, a maioria dos grandes favoritos cuja lista vem se desenhando desde o início da divulgação das premiações dos críticos, vem agora tomando mais forma. Com as indicações para o prêmio, anunciadas hoje, A Forma da Água, de Guillermo Del Toro, sai de novo com o favorito, tendo aqui também o maior número delas (7). The Post: A Guerra Secreta vem crescendo. Teve cinco indicações , inclusive filme, diretor, e, é claro para Tom hanks e Meryl Streep (é sua 31ª). Mas quem realmente “mostrou sua cara” com o anúncio (não resisti à brincadeira…) foi Três Anúncios para um Crime, também com seis indicações.
Só que com isso, os dois favoritos iniciais, Me Chame pelo seu Nome, e Lady Bird, perderam um pouco de sua força inicial, especialmente com a ausência de indicações para seus diretores, Luca Guadagnino e Greta Gerwig, respectivamente. De qualquer maneira, veja abaixo meus comentários, sobre as surpresas, ausências, choques e mais:
Filme – Drama
Três Anúncios para um Crime
A Forma da Água
Dunkirk
The Post: A Guerra Secreta
Me Chame pelo seu Nome
Com seu maior número de indicações, A Forma da Água seria o favorito, mas o caso aqui é que as diferenças são pequenas, e tanto Três Anúncios para um Crime, como especialmente The Post, podem ser os vencedores.
Filme – Comédia ou Musical
Lady Bird: É Hora de Voar
O Rei do Show
Corra!
O Artista do Desastre
Eu, Tonya
Não vou nem entrar no mérito de que Corra! um suspense aterrorizante e violento está listado na categoria comédia/musical (obviamente onde seria mais fácil conseguir uma indicação). Essas regras elásticas do Globo de Ouro sempre conseguem me surpreender. De qualquer maneira, O Rei do Show, que entrou na história “aos 45 minutos do segundo tempo”, é o tipo de filme que os jornalista estrangeiros (que votam no vencedor) gostam. Pode ser uma surpresa!
Ator – Drama
Gary Oldman, O Destino de uma Nação
Daniel Day-Lewis, Trama Fantasma
Denzel Washington, Roman J. Israel, Esq
Timothée Chalamet, Me Chame pelo seu Nome
Tom Hanks, The Post
Gary, Timothée, Tom e Daniel já são cartas mais ou menos marcadas aqui. Sobrava um lugar que acabou indo para Denzel. Ainda não vi o filme, mas ele é sempre ótimo, pena que isso acabou deixando Jake Gyllenhaal (Stronger) de fora.
Ator – Comédia
Daniel Kaluuya, Corra!
James Franco, O Artista do Desastre
Hugh Jackman, O Rei do Show
Ansel Elgort , Em Ritmo de Fuga
Steve Carell, A Batalha dos Sexos
Fiquei muito, mas muito feliz com o reconhecimento do incrível trabalho de Ansel Elgort em Em Ritmo de Fuga. Merecidíssimo! Mas, de qualquer maneira, James Franco, por incrível que pareça, parece ser mesmo o favorito.
Atriz – Drama
Frances McDormand, Três Anúncios para um Crime
Meryl Streep, The Post
Sally Hawkins, A Forma da Água
Jessica Chastain, A Grande Jogada
Michelle Williams , Todo o Dinheiro do Mundo
Meryl, de novo, Michelle Williams, de novo. E o que Jessica Chastain está fazendo aí? De qualquer maneira, eu não me surpreenderia se Meryl levasse mais um – seria sua 8ª vitória, sem contar o prêmio especial do ano passado, o Cecil B. De Mille award.
Atriz – Comédia
Saoirse Ronan, Lady Bird
Margot Robbie, I, Tonya
Helen Mirren, The Leisure Seeker
Emma Stone, The Battle of the Sexes
Judi Dench, Victoria and Abdul
A inclusão de Helen Mirren foi a surpresa dessa categoria. Não que ela não mereça – ela merece sempre. Mas o filme não estava no radar das premiações. Entretanto, aqui a disputa parece que vai ficar entre Saoirse (a favorita) e Margot Robbie. Aliás, em breve, as duas estarão juntas no filme Mary, Queen of Scots.
Ator coadjuvante
Sam Rockwell, Três Anúncios para um Crime
Richard Jenkins, A Forma da Água
Willem Dafoe, Projeto Florida
Christopher Plummer, Todo o Dinheiro do Mundo
Armie Hammer, Me Chame pelo seu Nome
Willem Dafoe vem ganhando todas. É pouco provável que não leve dessa vez.
Atriz coadjuvante
Laurie Metcalf, Lady Bird
Allison Janney, Eu, Tonya
Hong Chau, Pequena Grande Vida
Mary J. Blige, Mudbound
Octavia Spencer, A Forma da Água
Laurie Metcalf vem ganhando praticamente todas. Mas creio que pode ser deixada de lado pela poderosa atuação de Mary J. Blige. E já aprendemos que nunca devemos subestimar o poder de Octavia Spencer, né?
Diretor
Christopher Nolan, Dunkirk
Guillermo del Toro, The Shape of Water
Martin McDonagh – Três Anúncios para um Crime
Ridley Scott, Todo o Dinheiro do Mundo
Steven Spielberg, The Post
Várias publicações especializadas estão reclamando das ausências de Jordan Peele (Corra!) e Greta Gerwig (Lady Bird) nessa categoria. E, claro, também como Todo o Dinheiro do Mundo teria conseguido suas três indicações, inclusive de direção para Ridley Scott, se o filme foi praticamente terminado “ontem” devido ao problema de “apagar” Kevin Spacey da história. Mas, de qualquer maneira, o favorito aqui é Del Toro.
Animação
Viva: A Vida é uma Festa
The Breadwinner
O Poderoso Chefinho
O Touro Ferdinando
Com Amor, Van Gogh
Foi uma surpresa a inclusão do chatinho O Poderoso Chefinho, em seu lugar poderia ter entrado o fofo A Estrela de Belém. De qualquer forma, a Disney/ Pixar deve levar de novo com o emocionante Viva.
Roteiro
A Grande Jogada
A Forma da Água
Três Anúncios para um Crime
Lady Bird
The Post
O favorito da categoria, Corra!, acabou não entrando, então agora qualquer um pode levar.
Trilha Sonora
A Grande Jogada
A Forma da Água
Três Anúncios para um Crime
Trama Fantasma
The Post
Muita gente vem falando de Trama Fantasma, mas tem John Williams (The Post) e Alexandre Desplat (A Forma da Água) na parada
Canção
Home, O Touro Ferdinando
Mighty River, Mudbound
Remember Me, Viva: A Vida é uma Festa
The Star, A Estrela de Belém
This is Me, O Rei do Show
A Bela e a Fera foi totalmente ignorado no Globo de Ouro, e especialmente a canção mais linda do ano – Evermore. Das que estão na lista, a mais bonita é disparadamente This is me, de O Rei do Show
Filme Estrangeiro
120 Batimentos por Minuto (França)
First They Killed my Father (Camboja)
Em Pedaços (Alemanha)
Nelyubov (Rússia)
The Square (Suécia)
120 Batimentos por Minuto vem ganhando tudo. É pouco provável que seja diferente aqui.