Creio que o maior choque ao ver as indicações de TV do Globo de Ouro desse ano é a ausência total de Veep. Não só como melhor série, mas – choque dos choques – sem Julia Louis-Dreyfuss. O Globo de Ouro desse ano mostra uma clara tentativa de renovação. Velhos favoritos como House of Cards (eu sei, eu sei, mas pelo menos Robin Wright…), Tracee Ellis Ross, Ted Danson, Peter Dinklage, entre outros, ficaram de fora. Por outro lado, cada vez mais as séries exibidas em TV aberta por lá, também são relegadas a segundo plano. Para se ter uma ideia, entre as candidatas a melhor série drama, a única que não está no cabo, Netflix, Hulu, é This is Us. A recordista de indicações foi Big Little Lies, com seis, seguida por Feud, com quatro, e Fargo, The Handmaid’s Tale, e a já mencionada This Is Us, cada uma com três.
O show desse ano, que será exibido em 7 de janeiro, e terá transmissão ao vivo pela TNT, terá muito o que comemorar, já que é o de número 75. A apresentação ficará a cargo de Seth Meyers.
Veja abaixo os meus comentários sobre cada uma das categorias:
Série – Drama
Stranger Things
The Handmaid’s Tale
This Is Us
Game of Thrones
The Crown
Em minha lista de possibilidades, que faço um dia antes do anúncio dos indicados, essa foi a única categoria em que acertei todos os competidores. É claro que na minha opinião, Game of Thrones é a melhor de todas, mas The Crown ganhou no ano passado e The Handmaid’s Tale levou o Emmy.
Série Comédia
Will & Grace
Black-ish
Master of None
SMILF
The Marvelous Mrs. Maisel
Ainda sem acreditar que Veep ficou de fora. Difícil opinar aqui já que não conheço a série da Amazon, The Marvelous Mrs. Maisel, produzido pela criadora de Gossip Girl, Amy Sherman Palladino, sobre uma dona de casa dos anos 50, que resolve se tornar uma comediante de stand-up, e nem SMILF, do canal Showtime, sobre uma mulher que busca balancear trabalho e vida pessoal.
Ator – Drama
Sterling K. Brown (This Is Us)
Jason Bateman ( Ozark)
Freddie Highmore (The Good Doctor)
Bob Odenkirk (Better Call Saul)
Liev Schreiber( Ray Donovan)
A série de Freddie Highmore, The Good Doctor, é o grande sucesso da temporada. Também poderia ser uma boa premiá-lo já que o ator ficou de fora das indicações durante toda a carreira de Bates Motel, né?
Ator – Comédia
Eric McCormack (Will & Grace)
Anthony Anderson (Black-ish)
Kevin Bacon (I Love Dick)
William H. Macy (Shameless)
Aziz Ansari (Master of None)
Eric McCormack foi o único do elenco de Will & Grace da lista, mas a grande surpresa aqui foi a indicação de Kevin Bacon por I Love Dick, da Amazon. Ninguém vinha falando da série e nem especialmente da atuação de Kevin. É a sua terceira indicação, sendo que ele já ganhou uma vez pelo filme feito para TV, Taking Chance, de 2010.
Atriz – Drama
Elisabeth Moss (The Handmaid’s Tale)
Claire Foy (The Crown)
Maggie Gyllenhaal (The Deuce)
Caitriona Balfe (Outlander)
Katherine Langford (13 Reasons Why)
Aqui teve também uma grande surpresa, a jovem Katherine Langford, a suicida do sucesso 13 Reasons Why. Ano passado, Claire Foy ganhou com The Crown. Será que vai ter repeteco?
Atriz – Comédia
Alison Brie (GLOW)
Issa Rae (Insecure)
Pamela Adlon (Better Things)
Rachel Brosnaham (The Marvelous Mrs. Maisel)
Frankie Shaw (SMILF)
Como assim, essa categoria sem Julia Louis-Dreyfus??? Totalmente chocada! As duas séries surpresa da lista, The Marvelous Mrs. Maisel e SMILF, também conseguiram indicações para suas atrizes principais. Rachel Brosnaham já esteve em House of Cards e The Blacklist, enquanto Frankie Shaw fez uma participação em Mr. Robot, como Shayla.
Filme para a TV/Série Limitada
Big Little Lies
Feud: Bette and Joan
The Sinner
Top of the Lake: China Girl
Fargo
Big Little Lies e Feud estão disputando o favoritismo da temporada minuto a minuto. Mas gostei da surpresa de ver The Sinner na lista dos indicados. A série é ótima. Mas com isso ficaram de fora tanto Mindhunter como Twin Peaks.
Ator – Filme para a TV/Série Limitada
Robert De Niro (The Wizard of Lies)
Kyle MacLachlan (Twin Peaks)
Ewan McGregor (Fargo)
Jude Law (The Young Pope)
Geoffrey Rush (Genius)
A única indicação de Twin Peaks foi na categoria de melhor ator para Kyle MacLachlan, normalmente um tanto canastrão, mas sempre ótimo como o agente Dale Cooper. Mas minha aposta aqui vai para Ewan McGregor, como os gêmeos de Fargo.
Atriz – Filme para a TV/Série Limitada
Nicole Kidman (Big Little Lies)
Jessica Lange (Feud: Bette and Joan)
Reese Witherspoon (Big Little Lies)
Susan Sarandon (Feud: Bette and Joan)
Jessica Biel (The Sinner)
Duas estrelas das duas séries com mais indicações, e Jessica Biel correndo por fora. Aqui é “briga de cachorro grande”. Nicole ganhou o Emmy, mas para mim, a melhor de todas foi a outra Jessica, a Lange, como Joan Crawford.
Ator Coadjuvante
David Harbour (Stranger Things)
Alexander Skarsgard (Big Little Lies)
Alfred Molina (Feud: Bette and Joan)
David Thewlis (Fargo)
Christian Slater (Mr. Robot)
Alexander Skarsgard levou o Emmy nessa categoria esse ano, mas Christian Slater já ganhou aqui no Globo de Ouro em 2016 pelo mesmo papel. Será?
Atriz Coadjuvante
Laura Dern (Big Little Lies)
Michelle Pfeiffer (The Wizard of Lies)
Ann Dowd (The Handmaid’s Tale)
Chrissy Metz (This Is Us)
Shailene Woodley (Big Little Lies)
Tanto Ann Dowd como Laura Dern ganharam o Emmy (lá são categorias separadas). Mas eu acho que Laura leva vantagem. Ela, além de ter sido Miss Golden Globe, quando era super jovem, já ganhou três outras vezes. Ou seja, é “filha da casa”. E também está simplesmente ótima em Big Little Lies.