Finalmente elas estão aí. As aguardadas indicações do Oscar foram anunciadas hoje em Los Angeles. Muita gente fala mal ( alguns acham chique ser do contra, rs!), mas a maior premiação do cinema ainda atrai a atenção do mundo inteiro. E este ano, A Forma da Água, que estreia na semana que vem por aqui, é o grande campeão de indicações, com 13, seguido de Dunkirk com oito. Algumas surpresas da lista incluem as ausências de Mulher Maravilha, Steven Spielberg e Tom Hanks de fora. Mas a esnobada em James Franco , com todas as alegações de assédio, já era esperada na categoria de melhor ator. Outro fato de nota é que o brasileiro Carlos Saldanha estará na festa, já que seu filme O Touro Ferdinando foi indicado na categoria de melhor animação. A premiação deste ano, que será a de número 90, vai acontecer no dia 4 de março, e será transmitida pelo canal TNT.
Ainda faltam vários filmes para ver, mas de qualquer maneira, veja abaixo os meus comentários sobre cada categoria:
Filme
A Forma da Água
Três Anúncios para um Crime
O Destino de uma Nação
Dunkirk
Lady Bird
The Post
Corra!
Me Chame pelo seu Nome
Trama Fantasma
Com seu maior número de indicações, A Forma da Água é obviamente o favorito, seguido de Três Anúncios para um Crime. Mais uma vez, este ano temos aqui uma disputa entre a fantasia (Forma) e o tema do ano – nesse caso, a força de uma mulher – ( Três Anúncios). Ainda não vi nenhum dos dois filmes – verei essa semana – mas só espero que a política não supere a qualidade como aconteceu no ano passado.
Ator
Gary Oldman – O Desafio de uma Nação
Timothée Chalamet – Me Chame pelo seu Nome
Daniel Kaluuya – Corra!
Denzel Washington – Roman J. Israel, Esq
Daniel Day Lewis – Trama Fantasma
Gary Oldman é o franco favorito aqui. Tem ganhado todas e é pouco provável que perca. mas o lobby pela interpretação apenas razoável de Daniel Kaluuya vem sendo tão forte… Nunca se sabe! E quem dançou devido às acusações de assédio acabou sendo James Franco. Sua ótima atuação em O Artista do Desastre ficou de fora das indicações.
Atriz
Frances McDormand – Três Anúncios para um Crime
Margot Robbie – Eu, Tonya
Meryl Streep – The Post
Sally Hawkins – A Forma da Água
Saoirse Ronan – Lady Bird
Frances McDormand é a super favorita, também já ganhou tudo. Eu tenho a opinião que ela faz sempre o mesmo papel. Por outro lado, Margot está um arraso, e Meryl… bem… bateu seu próprio recorde de indicações. Agora são 21 na história do Oscar!
Ator coadjuvante
Sam Rockwell – Três Anúncios para um Crime
Woody Harrelson – Três Anúncios para um Crime
Willem Dafoe – Projeto Flórida
Christopher Plummer – Todo o Dinheiro do Mundo
Richard Jenkins – A Forma da Água
Hoje assisti Todo o Dinheiro do Mundo e fiquei bem feliz com a indicação de Christopher Plummer. Ele é sempre superlativo. Mas a disputa aqui vai ficar entre Sam Rockwell e Willem Dafoe, com mais chances para o primeiro.
Atriz coadjuvante
Allison Janney – Eu Tonya
Laurie Metcalf – Lady Bird
Octavia Spencer – A Forma da Água
Lesley Manville – Trama Fantasma
Mary J. Blige – Mudbound
As outras agradecem a indicação, mas a disputa aqui vai ficar entre Allison Janney e Laurie Metcalf. No fim do ano parecia que Laurie ia levar tudo, mas agora Allison ganhou muito terreno, com Globo de Ouro, Critics Choice e SAG’s. Está incrível no papel e é a favoritíssima.
Diretor
Guillermo Del Toro – A Forma da Água
Christopher Nolan – Dunkirk
Jordan Peele – Corra
Greta Gerwig – Lady Bird
Paul Thomas Anderson – Trama Fantasma
Por incrível que pareça, entre os candidatos a melhor diretor deste ano, somente Paul Thomas Anderson já havia concorrido na categoria, com Sangue Negro em 2008. Guillermo Del Toro já havia concorrido, mas como roteirista, em 2007, com O Labirinto do Fauno. De qualquer maneira, ele é o favorito da categoria. Ainda vale ressaltar que Greta Gerwig é apenas a quinta mulher a fazer parte dessa lista em 90 anos!!
Canção
Mighty River (Mudbound)
Mystery of Love (Me Chame pelo seu Nome)
Remember Me (Viva: A Vida é uma Festa)
Stand Up for Something (Marshall)
This Is Me (O Rei do Show)
A vencedora deverá ser Remember Me, que já ganhou o Globo de Ouro. Torço por This is Me, que é bem melhor!! Mas senti mesmo falta da linda Evermore, de A Bela e a Fera.
Roteiro
Doentes de Amor, Corra!, Lady Bird, A Forma da Água e Três Anúncios para um Crime
Três Anúncios e Lady Bird não estão nem concorrendo ao prêmio do Sindicato dos Roteiristas, portanto é pouco provável que leve o prêmio – entretanto nunca subestime o valor de uma boa campanha de marketing para reverter isso. Eu creio numa vitória de Corra!, para seus defensores ficarem felizes.
Roteiro Adaptado
Me Chame pelo seu Nome, O Artista do Desastre, Logan, A Grande Jogada e Mudbound
Já entre os adaptados, os cinco finalistas são exatamente os mesmos do Sindicato. Difícil dizer , mas acho que a disputa final vai ficar entre os veteranos Aaron Sorkin (A Grande Jogada) e James Ivory (Me Chame pelo seu Nome)
Animação
O Poderoso Chefinho, Viva: A Vida é uma Festa, O Touro Ferdinando, The Breadwinner, Com Amor Van Gogh
Sempre há a possibilidade da Academia querer seguir um caminho mais cult, com Breadwinner (produzido por Angelina Jolie) ou Van Gogh. Mas a tendência é que a Disney leve mais um para sua coleção com Viva: A Vida é uma Festa.
Filme Estrangeiro
Uma Mulher Fantástica (Chile), O Insulto (Líbano), Desamor (Rússia), Corpo e Alma (Hungria), The Square: A Arte da Discórdia (Suécia).
A surpresa aqui foi a ausência de Em Pedaços, com Diane Kruger, que já havia levado o Globo de Ouro. Sem ele, o favoritismo passa a ser de The Square. Mas, nunca se sabe, nessa categoria…
Cabelo e Maquiagem
O Destino de uma Nação, Victoria e Abdul e Extraordinário
Os três são ótimos, mas a maquiagem de Gary Oldman em O Destino… é imbatível!
Figurino
A Bela e a Fera, O Destino de uma Nação, Trama Fantasma, A Forma da Água, Victoria e Abdul
O único da lista que não faz parte dos indicados do Sindicato é Victoria e Abdul, que é portanto o que tem menos chances de vencer. Creio que a disputa aqui vai ficar mesmo entre A Bela e a Fera e Trama Fantasma.
Trilha Sonora
Dunkirk, Trama Fantasma, A Forma da Água, Star Wars: Os Últimos Jedi, Três Anúncios para um Crime
Alexandre Desplat (Forma) ou Hans Zimmer (Dunkirk)? Eles são os favoritos. Desplat já ganhou em 2015 por O Grande Hotel Budapeste enquanto Zimmer venceu em 1995 por O rei Leão.
Fotografia
Blade Runner 2049, Dunkirk, O Destino de uma Nação, Mudbound e A Forma da Água
A briga aqui deve ficar entre Blade Runner e Dunkirk. Apesar de apostar minhas fichas em Blade Runner, acho que Dunkirk é superior.
Montagem
Em Ritmo de Fuga, Dunkirk, Eu Tonya, A Forma da Água, Três Anúncios para um Crime
Gostei muito de ver Em Ritmo de Fuga nessa categoria. Merece. Mas o uso do trabalho de edição em Dunkirk é simplesmente brilhante. Não tem pra ninguém.
Direção de Arte
A Bela e a Fera, Blade Runner 2049, O Destino de uma Nação, Dunkirk, A Forma da Água
Muita gente pode apostar em Blade Runner, mas aqui o favorito é A Forma da Água.
Efeitos Visuais
Blade Runner 2049, Guardiões da Galáxia 2, Kong: A Ilha da Caveira, Star Wars: Os Últimos Jedi, O Planeta dos Macacos: A Guerra
Pessoalmente acho o filme arrastado, mas os efeitos visuais de Planeta dos Macacos são realmente os melhores.
Mixagem de Som
Em Ritmo de Fuga, Blade Runner 2049, Dunkirk, A Forma da Água, Star Wars: Os últimos Jedi
Mais uma vez Dunkirk é o favorito aqui. Deve dominar entre os prêmios técnicos.
Curta de Animação
Dear Basketball, Garden Party, Lou, Negative Space e Revolting Rhymes
Filme Curta-Metragem
DeKalb Elementary, The Eleven O’Clock, My Nephew Emmett, The Silent Child, Watu Wote/All of Us,
Documentário
Abacus: Small Enough to Jail, Faces Places, Icarus, Last Men in Aleppo, Strong Island
Documentário Curta-Metragem
Edith+Eddie, Heaven is a Traffic Jam on the 405, Heroin(e), Knife Skills, Traffic Stop