Parecia um repeteco de tudo o que a gente já viu até agora nessa temporada de premiações. A grande festa do BAFTA, conhecido como o Oscar inglês, reconheceu os mesmos filmes e atores que a gente vem assistindo subir ao palco desde o início de janeiro. Três Anúncios para um Crime acabou sendo o grande vencedor da noite com cinco prêmios: melhor filme, melhor filme britânico (eu nem sabia que ele era britânico…), atriz para Frances McDormand, ator coadjuvante para Sam Rockwell (que dedicou seu prêmio a Alan Rickman) e roteiro original. Gary Oldman também levou o prêmio de ator por O Destino de uma Nação, assim como Allison Janney foi a melhor atriz coadjuvante, por Eu, Tonya. Ou seja, será que o Oscar também será tão previsível assim?
Mas o que realmente me surpreendeu foi o prêmio de Rising Star – ou Astro em Ascenção´, que é uma categoria votada pelo público. O escolhido foi Daniel Kaluuya por Corra!. Acho que Daniel é ruim como ator, e realmente fico surpresa com isso . Será que é porque o filme foi um sucesso de bilheteria ou por causa da única cena em que ele foi um pouco diferente de tudo mais , aquela em que ele chora, que foi usada no poster? De qualquer maneira, que ele tenha ganhado de Timothée Chalamet, de Me Chame pelo seu Nome, realmente me choca! Mas o que fazer, Daniel está até na lista dos indicados ao Oscar…
Dito isso, um momento controverso, que gerou muitas citações nas redes sociais foi uma atitude de Jennifer Lawrence. Ela foi chamada ao palco pela apresentadora do prêmio, a atriz Joanna Lumley, para apresentar o primeiro prêmio da noite, o de filme britânico. E Joanna oi simpática dizendo…”quem melhor para inciar a noite do que a atriz mais quente do planeta. …É a encantadora Jennifer Lawrence”. O problema é que quando chegou ao microfone, ela disse de maneira meio seca “Olá, isso foi um pouco demais, mas obrigada, Joanna”. Como Joanna é adorada na Inglaterra, Jennifer passou por antipática e foi extremamente criticada em todas as redes sociais. Com certeza isso não vai ajudar muito a promover Operação Red Sparrow, o seu próximo filme, lá na Inglaterra.
Veja abaixo a lista completa dos vencedores do BAFTA:
Filme britânico – Três Anúncios para um Crime
Filme – Três Anúncios para um Crime
Ator – Gary Oldman – O Destino de uma Nação
Atriz – Frances McDormand – Três Anúncios para um Crime
Ator coadjuvante – Sam Rockwell – Três Anúncios para um Crime
Atriz coadjuvante – Allison Janney – Eu, Tonya
Diretor – Guillermo Del Toro – A Forma da Água
Roteiro original – Três Anúncios para um Crime
Roteiro adaptado – Me Chame pelo seu Nome
Filme em língua não inglesa – A Criada
Documentário – I am Not your Negro
Animação – Viva – A Vida é uma Festa
Trilha Sonora – A Forma da Água
Fotografia – Blade Runner 2049
Montagem – Em Ritmo de Fuga
Desenho de Produção – A Forma da Água
Figurino – Trama Fantasma
Cabelo e Maquiagem – O Destino de uma Nação
Som – Dunkirk
Efeitos Visuais – Blade Runner 2049
Estreia de roteirista, diretor ou produtor britânico – I am Not a Witch (Rungano Nyoni, Emily Morgan)
Animação curta britânica – Poles Apart
Curta metragem britânico – Cowboy Dave