Na semana passada, estive num evento promovido pela Cinemark e pela Elo Company, onde as duas empresas anunciavam um novo formato para dar mais espaço ao cinema brasileiro. O Projeta às 7 significa a exibição em esquema de pré-estreia de filmes e documentários nacionais, sempre às 19 horas, de segunda a sexta, em 20 cinemas Cinemark de 19 cidades (a lista está no final do texto) ao preço de 12 reais. Após esse período, o filme/documentário será aberto para um circuito mais amplo de cidades e outros cinemas. A primeira experiência começa hoje (3) com o filme Querida Mamãe.
Querida Mamãe chegou a ser exibido na 41ª Mostra de Cinema de São Paulo, e é baseado numa peça de grande sucesso de Maria Adelaide Amaral, que teve uma montagem estrelada por Eva Wilma e Eliane Giardini. Agora, os papeis de mãe e filha são vividos por Selma Egrei e Letícia Sabatella. A filha, Helô, tem um casamento infeliz, uma profissão de médica da qual ela não gosta, além de uma relação conturbada com sua mãe, Ruth. Tudo muda quando Helô conhece Leda, uma pintora por quem se apaixona, e começa um empolgante romance. Só que a nova relação vai trazer ainda mais conflitos para essa família, assim como com Ruth, o que potencializa o atrito entre as duas.
O filme, ao contrário de boa parte das produções cinematográficas brasileiras que vejo, não têm aqueles diálogos em tons discursivos (talvez só um pouco por parte de Letícia Sabatella). Os conflitos entre as pessoas da família são profundos, e o texto é muito bom. A roteirista Jaqueline Vargas conseguiu manter a força do texto maravilhoso de Maria Adelaide Amaral, que encontrou uma intérprete primorosa em Selma Egrei. A sua aparente doçura, contrastando com a impaciência no que diz respeito a rebeldia tardia da filha, são dignos de aplauso em cena aberta. É uma interpretação cheia de nuances, perfeita para o cinema.
Obviamente, com tantos conflitos, Querida Mamãe não é um filme fácil, em um determinado momento de uma briga entre mãe, filha e neta (a boa Bruna Carvalho), fica uma sensação de desespero. É um dramalhão, apesar de alguns momentos aqui e ali até fazerem você até sorrir , com uma excelente trilha. Mas é um belo filme, que vale ser conhecido!
O filme poderá ser visto a partir de hoje (3) nos seguintes cinemas participantes do Projeta às 7 : São Paulo (Shoppings Eldorado e Santa Cruz), Rio de Janeiro (Downtown),Aracaju (Sh