Eu já falei várias vezes aqui sobre Timeless. A série, que foi cancelada duas vezes, e ainda vive, é um caso único na história da TV. E finalmente hoje (10) vai estrear na TV paga aqui no Brasil. A partir das 22 horas no Universal TV (novo nome do canal Universal), será possível ver a razão de tantos fãs apaixonados que conseguem sempre que a série renasça das cinzas.
Timeless é uma criação de Eric Kripke e Shawn Ryan. Se os nomes não são conhecidos, devo dizer que eles são simplesmente o criador de Supernatural e o produtor de The Shield. Ou seja, um belo cartão de visitas! A série de ficção científica conta a trajetória da professora de história Lucy (Abigail Spencer), do cientista Rufus Carlin (Malcolm Barrett) e do soldado Wyatt Logan (Matt Lanter), que formam um grupo convocado para enfrentar a organização Rittenhouse, que busca modificar a história americana por meio de viagens no tempo. O ladrão é um figura conhecida: Goran Visnjick, o bonitão de Plantão Médico, como Garcia Flynn, um ex-agente da NSA que roubou a máquina do tempo.
https://www.youtube.com/watch?v=DgfCXTtTf_c
Foram 16 episódios na primeira temporada. O episódio piloto se passa no momento da explosão do dirigível Hindenburg, fato que Flynn quer impedir. Outros temas dos episódios seguintes são o assassinato de Abraham Lincoln, o Alamo, Watergate e a morte de Bonnie e Clyde. A segunda temporada teve 10 episódios. E recentemente, foi anunciado que um filme de duas horas será produzido para providenciar um final para a história, inclusive um cliffhanger sobre a morte de um dos personagens. Deverá estrear nos Estados Unidos no final de 2018.
Uma curiosidade sobre Timeless é que os criadores, mais a Sony Pictures Entertainment e a NBCUniversal estão sendo processados pela Onza Entertainment por quebra de contrato, e infração do copyright, ao afirmar que Timeless é baseada na série espanhola O Ministério do Tempo, já que também segue as aventuras de uma equipe de três pessoas – dois homens e uma mulher, que viajam no tempo para preservar eventos da história. Segundo a Onza, em 2015, houve discussões para fazer uma versão americana da série, que acabaram em nada. E um tempo depois, Timeless foi anunciada.
Segundo os acusados, séries sobre viagens no tempo são um gênero estabelecido na TV, as similaridades são genéricas, e somente baseadas no fato de que os personagens viajam no tempo para fazer alguma mudança. Segundo o site Deadline, a ação chegou a um acordo em meados do ano passado.
Pra quem desejar comparar, O Ministério do Tempo está disponível no Now!