Por que a defesa? Porque tanto os dois filmes quanto a atuação de Timothy Dalton como James Bond foram ótimos. Ele é sempre esquecido quando se fala do personagem. Ou relegado ao inconcebível mesmo nível de George Lazemby (Urgh!). Em várias entrevistas do ator, ele deixa claro que não aguentava o fardo de interpretar James Bond . E ficou aliviado quando os produtores concordaram em dispensá-lo do terceiro filme que deveria fazer por contrato. Quem perdeu fomos nós. E hoje, dia que completa 70 anos, falo com orgulho que tenho a mais absoluta convicção que Timothy Dalton é o segundo melhor Bond da história, perdendo somente para seu criador no cinema, Sean Connery.
Na época,1987, Timothy sucedeu Roger Moore, que tinha transformado os filmes de Bond quase em comédias (é só lembrar das calças que ele usava). É importante dizer que já era a terceira vez que ele era convidado para fazer o personagem.Ele havia sido inclusive cogitadopara substituir Connery,mas se achou jovem demais para o papel. Dessa vez, o produtor Cubby Broccoli queria voltar às raízes do personagem, um cara mais durão. Mas, infelizmente, as plateias dos anos 80 não estavam preparadas para essa mudança. A tentativa de trazer para as telas um Bond mais sério e introspectivo não foi bem aceita. Segundo as palavras do próprio Timothy numa entrevista de alguns anos atrás para a Entertainment Weekly , “nós queríamos trazer de volta a dureza do início, da época de Connery. Mas, é claro, tinha que ser divertido. Dos momentos de grande perigo podem vir grandes situação divertidas. Só que quando fizemos 007 Marcado para a Morte e 007 Permissão para Matar, todos estavam muito acostumados com outra coisa. E creio que as pessoas gostam daquilo com o que estão acostumadas.E, no final, eu e Broccoli fomos vozes solitárias!”
Hoje, os filmes de James Bond com Daniel Craig são elogiados e a revitalização do personagem também. Nada diferente daquilo que Timothy tinha proposto há cerca de 25 anos. Quem sabe chegará o tempo que será feita justiça ao Bond de Timothy Dalton (que além de tudo, sempre foi o mais bonito de todos. Humm, talvez seja o segundo, perdendo só para Sean Connery!)
O vídeo a seguir é uma homenagem de um fã para o James Bond de Timothy Dalton. Concordo plenamente!!