O Festival de Veneza ainda está na metade, mas já consagrou vários, nomes, filmes e estilos. É interessante ver como ele cresceu em importância no cenário cinematográfico.Talvez por ser mais perto do fim do ano do que Cannes (que acontece em maio), ele tem sido o responsável pela primeira apresentação de vários filmes que provavelmente estarão entre os candidatos ao Oscar e presentes na temporada de premiações. Ao mesmo tempo, as estrelas foram todas lá , e arrasaram. Veja abaixo:
–Nasce uma Estrela, com Lady Gaga e Bradley Cooper
Sou fã de Lady Gaga, e ela foi disposta a arrasar ao chegar em Veneza para mostrar Nasce uma Estrela, ao lado de Bradley Cooper, que é ator e diretor do filme. Mas confesso que o vestido Valentino dela me lembrou aquelas balas de coco de aniversários que tinham antigamente.
Mas o filme foi um triunfo, algumas publicações compararam a direção de Bradley Cooper com a de gente como Kubrick e Antonioni. Também a atuação de Lady Gaga, em papel herdado de Judy Garland e Barbra Streisand, foi extremamente elogiada. Filme, diretor e atriz devem ser presença certa no Oscar!
–The Favourite, com Emma Stone, Rachel Weisz e Olivia Colman
Rachel estava ausente por razões óbvias (teve sua filha esta semana). Então Emma dominou o tapete vermelho na pré-estreia do filme com este vestido Louis Vuitton, bem do seu estilo.
Emma é a estrela, mas, pelas críticas, quem realmente brilha no filme é Olivia Colman, como a rainha Anne. Doente, ela deixa a administração da Inglaterra nas mãos de sua amiga, Lady Sarah (Rachel). Mas então uma nova governanta aparece, Abigail (Emma), que vê ali uma oportunidade de crescer na vida. O diretor é Yorgos Lanthimos, de O Lagosta.
https://www.youtube.com/watch?v=c5O98n6rnuM
–O Primeiro Homem, com Ryan Gosling e Claire Foy
O Primeiro Homem foi o filme escolhido para abrir o festival. E Damian Chazelle, o diretor, esteve lá (com seu jeito meio amassado de sempre), ao lado do elenco. Jason Clarke, Olivia Hamilton (de J. Mendel) , Ryan Gosling (que adora um branco) e Claire Foy. A atriz foi com esse vestido rosa Valentino, com uma capa que a fazia parecer recém-saída da série The Handmaid’s Tale.
O filme conta a história de Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na lua, durante o período em que ele fez parte do programa espacial da NASA. O Variety adorou, dizendo que o filme apresenta um realismo que o coloca, entre os filmes de espaço, no mesmo nível de O Resgate do Soldado Ryan entre os filmes de guerra.
–Suspiria, com Dakota Johnson e Tilda Swinton.
O diretor Luca Guadagnino esteve lá com suas estrelas. Mia Goth (de Givenchy), Tilda Swinton (Haider Ackerman), Dakota Johnson (maravilhosa de Dior) , Alek Wek (num Calvin Klein que parecia uma cortina), Chloe Grace Moretz (com um vestido infeliz de Louis Vuitton).
Apesar de ter sido aplaudido durante oito minutos após sua exibição, os críticos presentes em Veneza ficaram divididos. Enquanto o Indiewire o chamou de “um glorioso trabalho de loucura”, o Time chamou de “vazio, chato e bobo”. Como toda refilmagem de um filme cult, isso era esperado. Ele é baseado no filme do mesmo nome, de Dario Argento, de 1977, sobre uma jovem que chega a uma escola de dança de renome mundial, e é envolvida na escuridão que domina o local.
Mas ainda tem mais vindo por aí. O novo filme dos irmãos Cohen, The Ballad of Buster Scruggs, com Liam Neeson; Vox Lux, com Natalie Portman e Jude Law; At Eternity’s Gate, com Willem Dafoe; The Sisters Brothers, com Joaquim Phoenix, entre outros.
No próximo domingo, com o fim do Festival, veja aqui a parte 2 da matéria.