Com a estreia de Rio 2 nos cinemas nesta quinta-feira, é um bom momento para relembrar os melhores momento musicais dos desenhos. Desde que Branca de Neve e os Sete Anões chegou aos cinemas ainda nos anos 30, começamos a ver e adorar estes momentos musicais. Nos acostumamos quando crianças a vê-los cantando em português. E existe uma grande memória afetiva por estas versões. Por isso, você vai ver aqui números em português e outros em inglês. É claro que a Disney é a especialista mas você vai se lembrar de alguns outros surpreendentes. Veja só…
Já que Rio 2 está estreando agora, nada mais justo do que ele abra esse artigo com um clip do filme com Janelle Monae interpretando What is Love, com belas cenas de carnaval, Cristo redentor e a baía de Guanabara.
Acho essa música, Once Upon a December, uma das mais belas já colocadas em desenhos. Era de Anastasia, desenho de 1997, sobre a princesa da Rússia, que teria sido a única sobrevivente da família real. Mas ela não se lembradisso até o momento que entra em um palácio abandonado. Este é o momento da canção, tão bonito, como todo o desenho.
Let it Go, de Frozen – uma Aventura Congelante é o maior sucesso recente da história dos desenhos da Disney. E assim como na festa do Oscar, Idina Menzel arrebenta cantando a música da princesa Elza, que foge de seu reino e ergue um castelo no meio do gelo. Belíssima interpretação!
Mulan é normalmente esquecido quando se fala dos melhores desenhos da Disney. Mas é um dos meu preferidos, com uma das melhores heroínas. E este número – I’ll make a Man Out of You – é ótimo. Mulan, se passando por homem, tem que fazer o treino dos guerreiros. Eles começam um desastre mas no final estão preparados para a batalha. Adoro!
Pocahontas não é dos melhores desenhos da Disney mas tem belas músicas. Não só esta Color of the Wind mas também Just around the river bend. Aqui Pocahontas apresenta a força da natureza a John Smith. Lembram que quem fazia a voz original dele era Mel Gibson?
A Bela Adormecida é também um dos favoritos. Essa versão em português de Once Upon a dream faz parte de minha memória afetiva, quando ouvia os disquinhos (lembram?) repetidamente. Aqui a princesa Aurora e o príncipe Felipe se encontram na floresta.
O final de Shrek 2 é divertidíssimo. Eddie Murphy (Burro) e Antonio Banderas (Gato) arrasam nesta versão de Livin’ la Vida Loca. A referência a Flashdance é de morrer de rir…
Muita gente relembra A Pequena Sereia com músicas como Under the Sea ou Kiss the Girl. Mas a minha favorita é Part of their World. Talvez porque , além da música ser muito bonita, reflete o momento em que a sereia Ariel fica imaginando o que haveria além de seu mundo. Muito lindo!
Para terminar com um sorriso no rosto, uma celebração. Be our guest, de A Bela e a Fera. Impossível não querer sair dançando né?
Queria ter incluído muitos outros. Não consegui achar a versão em português de The Work Song de Cinderela (só achei em português de Portuga)l. Mas numa próxima vez incluirei números como Beyond the Sea de Procurando Nemo, The Bells os Notre Dame de O Corcunda de Notre Dame, You’ve got a Friend in Me de Toy Story, When You wish upon a Star de Pinóquio, Go to the Distance de Hercules, Circle of Life de O rei Leão, You’ll be in my Heart de Tarzan… Humm, acho que vão ter que existir várias próximas vezes…
Graciete
26 de março de 2014 às 5:04 pm
Emocionante, como uma fã ardorosa de desenhos. Impossível não ~se emocionar.
Elys Marina
27 de março de 2014 às 2:48 am
Que delícia de post! Acho que gosto mais agora do que qdo era criança…