Durante muitos anos ele foi um dos atores mais premiados e respeitados da TV americana. Especialmente por causa de sua série The Cosby Show, onde vivia um pai fofo e marido dedicado. Durou oito temporadas e lhe rendeu fama e fortuna. Só que aparentemente, por trás das cenas, Bill Cosby era muito diferente do papel que interpretava. Ele foi denunciado por mais de 60 mulheres, que alegam que ele as drogava para conseguir transar com elas. Em um julgamento que terminou hoje (25), ele foi condenado a uma sentença que pode variar de três a dez anos de prisão.
A vítima de Cosby nesse caso é Andrea Constand, um funcionária da Temple University, que testemunhou que Cosby a drogou e estuprou em 2004 em sua casa na Filadélfia. Em seu testemunho, Andrea disse que Cosby ofereceu a ela três pílulas azuis, e ela tomou acreditando que se tratava de um relaxante muscular de ervas. Mas logo ela se sentiu incapacitada e sentiu os dedos dele dentro dela, ” não conseguia afastá-lo”. Andrea o acusou na época, mas os promotores locais se recusaram a levar o caso adiante, e promoveram um acordo. Só anos depois um novo time de promotores reabriu o caso, que terminou hoje.
Outras cinco vítimas do ator também testemunharam no julgamento. Uma delas é a super modelo Janice Dickinson, hoje com 63 anos, e a outra, a viúva de Alan Ladd, Cindra Ladd (70). No caso de Cindra, o estupro ocorreu em 1969. Cosby (hoje com 81 anos) saiu direto do julgamento algemado para uma cadeia local, para ser posteriormente enviado para uma instalação estadual. Lá ele será avaliado e encaminhado para uma prisão estadual, provavelmente para uma na área rural do estado da Pensilvânia, para presos idosos ou doentes.
Conforme as acusações foram aparecendo, várias entidades que homenagearam Cosby ao longo dos anos, voltaram atrás. Isso inclui Universidades, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood e a Marinha americana. Um busto seu que ficava numa área que homenageava os pioneiros da TV foi retirado no parque Hollywood Studios, em Orlando. Até as reprises de suas séries foram removidas da programação das TV’s nos Estados Unidos.
Uma vez, numa entrevista, Cosby declarou: “Eu vivo dizendo a mim mesmo, quanto mais velho, mais sortudo eu fico.”. Não mais, cara, não mais!