No ano passado, eu conversei com Gabriela Amaral Almeida sobre seu interessante filme, O Animal Cordial, que era estrelado por Murilo Benício. Era algo muito diferente do que estamos acostumados a ver no cenário cinematográfico nacional. Uma mistura de terror com violência altamente eficiente. E, como Gabriela adora um filme de terror, ela volta agora ao tema em A Sombra do Pai, que vai estrear essa semana nos cinemas.
A história
O filme conta a história de Dalva, uma menina de nove anos às voltas com o silêncio do pai, o pedreiro Jorge (Julio Machado, atualmente em Malhação). Este ainda sofre visivelmente pela morte da mulher, e acaba mais triste após perder o melhor amigo em um acidente. A irmã de Jorge, Cristina (Luciana Paes, que também esteve em O Animal Cordial), administrava a vida de pai e filha desde a morte da mãe da menina, há três anos. Só que quando Cristina deixa a casa do irmão para se casar, Jorge e Dalva precisam enfrentar a distância que os separa. E também lidar com as coisas estranhas que acontecem com eles.
https://www.youtube.com/watch?v=2D-nT7hGOtY
O trailer insinua que o filme é um terror daqueles de fazer dar pulos na cadeira. Não é bem isso, apesar de que alguns mais sensíveis podem realmente se assustar com determinadas cenas. Ele é mais um drama, com toques de sobrenatural, e algum suspense. Como você entenderá o filme, depende muito daquilo em que você acredita, o quanto é uma pessoa que crê no sobrenatural.
O elenco e o vídeo
O personagem principal é a menina Dalva, feita por Nina Medeiros, que funciona bem. Também gostei muito das atuações de Luciana Paes, e principalmente de Julio Machado. Atualmente em Malhação, ele passa muito bem a destruição de seu personagem, acabado por perdas e pela vida que leva. Eu conversei com ele e com a diretora Gabriela Amaral Almeida sobre tudo isso. E também sobre como seu projeto de A Sombra do Pai acabou sendo premiado pelo Festival de Sundance. Veja o vídeo abaixo, foi um papo bem gostoso.
Fotos de divulgação.