Durante seis temporadas acompanhei com carinho as histórias de Downton Abbey. A série me fez chorar, rir, e admirar a reconstituição de época e o roteiro primoroso. Isso sem contar as atuações incríveis, com destaque óbvio para Maggie Smith como Lady Violet. Você com certeza já viu alguns dos memes usando a personagem e suas tiradas ótimas na internet. Acabei ficando um tempo “de luto” quando a série terminou em 2016, mas agora é tempo de comemorar. Afinal, Downton Abbey – O Filme estreia essa semana nos cinemas. E é bom demais!!
A história
Dois anos se passaram desde que vimos os Crawley pela última vez. Mas é como se tivesse sido ontem. Tudo está igual. Só que o tema logo de início se apresenta. Downton vai receber os reis da Inglaterra por uma noite e isso coloca todos em polvorosa. Para os empregados, representará um grande desafio, já que os servos do rei querem dominar completamente a propriedade, inclusive a cozinha da Sra. Patmore (Lesley Nicol). Para colocar as coisas em ordem, Mary (Michelle Dockery) tem que chamar Jim Carter(Carson) de volta da aposentadoria. Além disso, há um outro agravante familiar. Uma prima da família (Imelda Staunton, que é casada com Jim Carter na vida real) é a dama de companhia da rainha, e têm algumas diferenças com Lady Violet.
A crítica
A série fez aqueles que acompanhavam como eu amar esses personagens com todos os seus defeitos e virtudes. E, é claro, todos têm seus conflitos aqui, uns com mais importância, outros com menos. O filme, apesar de um pouco menos novelesco, e com momentos legitimamente divertidos, dá aos fãs aquilo que eles esperavam. Os personagens continuam os mesmos, apesar da passagem do tempo que iria mudar a forma da realeza viver. Mas Julian Fellowes, o criador da série e autor do roteiro do filme, dá algumas pistas do que estaria por vir. Especialmente no arco de Barrow (Rob James-Collier), que tem uma espécie de romance, e o discurso final de Lady Violet. Maggie Smith me emocionou tanto, que saí do cinema com a cara inchada de chorar.
Aqueles que não acompanhavam a série não terão problema de entender a história. Só que é um filme diferente de tudo que você vê hoje em dia por aí. Têm glamour, beleza, educação, nostalgia. Pode me chamar de alienada, mas amei ver tudo isso na tela do cinema por duas horas. O mundo pareceu mais bonito depois disso – por alguns minutos.