Apesar da fama de intratável, especialmente com algumas de suas atrizes, Alfred Hitchcock está entre meus diretores preferidos da história. Os Pássaros está na minha lista de melhores da vida. E nessa quarta (4), um documentário sobre o diretor será exibido no canal Curta – canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo. É Hitchcock – O Homem por Trás do Ídolo, que podera ser visto às 23 horas. O documentário também poderá ser visto nos seguintes horários alternativos: 05 de março, quinta-feira, às 03h e 17h; 06 de março, sexta-feira, às 11h; 07 de março, sábado, às 13h30; 08 de março, domingo, às 22h.
Na verdade, o documentário tem que ser visto como a descrição de uma época e de um grande talento. Esqueça os podres, a perseguição a Tippi Hedren. Isso porque a ideia é mostrar sua relação de amor e trabalho com sua esposa e assessora (e alguns dizem um grande talento escondido), Alma Reville. Ela foi a roteirista de grandes filmes de Hitch, como Agonia de Amor e Suspeita, mas muitos dizem que sua genialidade ia muito além. O documentário de 2019, dirigido pelo francês Laurent Herbiet, pretende mostrar a química entre os dois. Só para lembrar que Alma e Hitch já foram tema de filmes. Em A Garota, Toby Jones era Hitch e Imelda Stauton era Alma. Já em Hitchcock, o casal era feito por Anthony Hopkins e Helen Mirren (disponível na Claro Vídeo)
Mas se você quer realmente conehcer a genialidade de Hitchcock (e de Alma), o Telecine Play tem alguns de seus filmes disponíveis para ver e rever.
Psicose (1960)
O mais famoso dos filmes do diretor. Quem nunca viu a cena do chuveiro? Após roubar 40 mil dólares para se casar com o namorado, uma mulher (Janet Leigh) foge durante uma tempestade e decide passar a noite em um hotel que encontra pelo caminho. Ela conhece o educado e nervoso proprietário do estabelecimento, Norman Bates (Anthony Perkins), um jovem com um interesse em taxidermia e com uma relação conturbada com sua mãe. O que parece ser uma simples estadia no local se torna uma verdadeira noite de terror.
Os Pássaros (1963)
Esse é o meu preferido, até hoje aterrorizante. Melanie Daniels (Tippi Hedren), uma bela e rica socialite, conhece o advogado Mitch Brenner (Rod Taylor) em um pet shop e fica interessada nele. Após o encontro, ela decide procurá-lo na cidade de Bodega Bay, Califórnia, onde Mitch costuma passar os finais de semana. Entretanto, Melanie só não sabia que iria vivenciar algo assustador: milhares de pássaros se instalaram na localidade e começam a atacar as pessoas.
Ladrão de Casaca (1955) – também disponível na Amazon
Foi durante as filmagens que Grace Kelly conheceu o príncipe de Mônaco e decidiu se casara com ele, abandonando Hollywood para sempre. No filme, o ex-ladrão John Robbie (Cary Grant), conhecido como Gato, é o principal suspeito de uma onda de roubos de joias na Riviera Francesa. Para não voltar para a cadeia, ele parte atrás do verdadeiro culpado e se apaixona por uma americana rica (Grace).
Frenesi (1972)
Foi com esse filme que Hitchcock retornou para a Inglaterra para rodar um filme totalmente em sua terra Natal desde 1950. Um barman desempregado é acusado de ser assassino em série que estupra e estrangula as vítimas com gravatas, com base em evidências circunstanciais. Um inspetor da polícia tenta resolver o caso, que tem entre as vítimas a ex-mulher do próprio barman. No elenco, Jon Finch, Barry Foster e Barbara Leigh – Hunt
Topázio (1969)
Para mim, este é o mais fraco dos filmes do diretor. André Devereaux (Frederick Stafford) é um espião francês contratado pelo agente americano Michael Nordstrom (John Forsythe) para checar rumores sobre mísseis russos em Cuba durante a Guerra Fria. Além disso, ele deve descobrir tudo sobre a rede de espionagem Topázio, infiltrada na Otan. As investigações geram mortes, traições e muito suspense. A atriz Eva Wilma fez um teste com Hitchcock para o papel da cubana Juanita de Cordoba, mas acabou perdendo para a alemã Karin Dor.
Marnie – Confissões de uma Ladra (1964)
Na. Um homem rico (Sean Connery) se casa com uma mulher cleptomaníaca (Tippi Hedren) e tenta ajudá-la a se recuperar da doença. Mas há algo misterioso em seu passado. É provavelmente o mais sexy dos filmes de Hitchcock.