São poucas as séries que chegam a uma quinta temporada, ainda mais se reinventando a cada novo episódio. Especialmente quando a série é exibida na TV aberta norte-americana . Afinal, roteiros inteligentes e destinados a um público em busca de produtos de qualidade são normalmente encontrados na TV a cabo por lá. The Good Wife é esse caso especial. Foi várias vezes denominada como a melhor produção da TV aberta americana. Algo que concordo plenamente. Você nunca assistiu? Não sabe o que está perdendo…
No princípio, a série parecia somente uma historinha de uma mulher de político, Alicia Florrick, enganada pelo marido, que após sua prisão em meio a um escândalo, resolve voltar a trabalhar. Como era formada em advocacia, depois de vários anos somente sendo dona de casa e mãe, consegue um emprego com a ajuda de um colega de faculdade (que sempre teve uma queda por ela). Ela é muito inteligente, claro, e consegue comprovar que pode dar certo sozinha.
Esta jornada de Alicia é simplesmente uma delícia de ver. Sua lógica pessoal, adicionada a uma compaixão difícil de encontrar nos tribunais, faz com que o público adore acompanhar cada nova conquista. Outro ponto alto é a química da personagem tanto com o marido, Peter, como com o chefe/amor proibido/amante, Will. E este é um dos pontos altos da série, o balanceamento entre os casos de tribunal com a vida pessoal de Alicia e sua luta para demonstrar uma integridade (ou não) no dia a dia.
Os criadores, Robert e Michelle King, acertaram também no elenco. Como Alicia, Julianna Margulies, que já tinha demonstrado ser uma boa atriz em E.R. – Plantão Médico, simplesmente arrebenta! Não é a toa que ganhou todos os prêmios – Globo de Ouro, Emmy (três vezes), SAG´s (duas vezes), Television Critics Association. Josh Charles, um ator que normalmente não convence, consegue ser apaixonante e intenso como Will. E coadjuvantes como Christine Baranski, Alan Cumming e Archie Panjabi (fantástica como a misteriosa Kalinda) sempre tem a possibilidade de brilhar. Até Chris Noth (o Mr. Big, de Sex and the City) está ótimo como o personagem dúbio do marido.
A quarta temporada, até agora a mais fraca de todas, especialmente na sua primeira metade , está sendo exibida todas as quintas, às 23 horas, no canal Universal. Mas não desista. A temporada mais fraca de The Good Wife é muuuuito melhor do que a maior parte das produções disponíveis na TV. E, mais uma vez demonstrando sua capacidade de se reinventar, a quinta temporada, atualmente em exibição nos Estados Unidos, teve alguns dos melhores episódios da série. Destaque especial para Hitting the Fan, que deverá dar prêmios para Josh Charles e Julianna Margulies.
O episódio que será exibido na próxima quinta no canal Universal, Here comes the Judge, tem a participação de Amanda Peet. Nele, Will e Alicia tentam remover um juiz de um caso enquanto tentam arrumar maneiras de resolver os problemas de dívidas do escritório.
Eliane Munhoz