Não sou uma grande conhecedora do universo da série Dr. Who. Mas estou entusiasmada para acompanhar a nova temporada da série que estreia hoje,às 22 horas, na BBC HD. Isso porque como já aconteceu várias vezes na série, no episódio de hoje vamos ver um novo Doutor em ação. Peter Capaldi, que esteve esta semana no Brasil para divulgar a série, será o décimo-segundo, substituindo Matt Smith. Afinal, para quem não sabe, a cada regeneração, o personagem volta com uma nova personalidade e as indicações da produção são de um Doutor mais sinistro que os anteriores, o que promete tempo fechado para os Daleks.
Não entendeu nada do que eu disse acima? Então aí vai uma pequena explicação:
Dr. Who é uma série inglesa, produzida pela BBC, que conta as aventura de um alienígena – o Senhor do Tempo – que explora o universo em sua máquina do tempo. Ele e seus companheiros enfrentam os mais diversos inimigos para atingir seus objetivos de salvar civilizações e ajudar pessoas comuns.
O programa durou inicialmente de 1963 a 1989. Foi então cancelado para voltar em 2005 e continua até hoje. Nestes dois períodos, onze atores viveram o Doutor. As mudanças foram incluídas na história quando o primeiro ator, Willian Hartnell, resolveu sair da série. Assim, ficou definido que o Doutor, por ser um Senhor do Tempo, pode regenerar seu corpo, como forma de evitar a morte. Com certeza, uma boa saída!
Quando a série retornou em 2005, Christopher Ecclestone (que hoje está na série The Leftovers) foi revelado como o nono Doutor, o último sobrevivente da sua raça. Seu planeta foi destruído em um evento conhecido como a última grande guerra do tempo, que terminou com uma influência direta do Doutor. Mas é claro que logo descobre-se outro senhor do tempo sobrevivente, o Mestre. Ao fim da guerra, o Doutor acreditava ter extinguido não apenas a sua raça, mas também os Daleks, considerados por ele “a espécie mais maléfica de toda criação”. No entanto, em 2005 descobriu-se que alguns Daleks incluindo o Dalek Imperador, sobreviveram à guerra.
Um classico da ficção científica, Dr. Who conseguiu em sua nova fase um reconhecimento mundial ainda maior do que em seus anos iniciais de glória na TV britânica. Para se ter uma ideia, no ano passado a transmissão simultânea para todos o mundo do episódio especial Dr. Who – The Day of the Doctor entrou para o Guinness. Foi a série de TV número 1 no Twitter e o evento de TV número 1 da história no Tumblr.