Apesar de gostar muito de histórias de espionagem, confesso que nunca li um livro de John Le Carré. Pura falta de oportunidade. Para quem não o conhece, ele é autor de numerosos livros de espionagem. Muitos deles apresentam um enredo que se desenvolve no contexto da Guerra Fria. No entanto, com o fim desta, ele teve que se modernizar. Assim, introduziu na sua obra outros temas. Entre eles, o terrorismo islâmico, e a problemática causada pelo desmembramento da União Soviética. Também a política norte-americana no Panamá e as manobras obscuras da indústria farmacêutica no continente africano. Ele morreu nesse domingo, aos 89 anos.
Não li os livros, mas vi vários filmes baseados em suas obras. Gosto especialmente de A casa da Rússia, com Sean Connery e Michelle Pfeiffer. Infelizmente, ele não está disponível atualmente no streaming. Mas há outros títulos, que foram transformados em filmes. E o melhor, podem ser achados tanto no streaming quanto nas plataformas digitais. Veja a lista abaixo, e comemore suas criações!
O Jardineiro Fiel – Google Play/ Apple TV – aluguel e compra
Dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, o filme concorreu a quatro Oscars. Roteiro adaptado, montagem e trilha sonora. Ganhou o de atriz coadjuvante – Rachel Weisz. O reservado diplomata britânico Justin Quayle (Ralph Fiennes) se muda para o Quênia. Ao seu lado está sua jovem esposa Tessa (Rachel Weisz) , uma ativista pela justiça social. Quando Tessa é encontrada morta no deserto, as suspeitas apontam para seu amigo, Dr. Arnold Bluhm (Hubert Koundé). Só que logo esclarecido que ele não é o assassino. De luto e zangado, Justin se prepara para descobrir a verdade por trás do assassinato. No processo, ele desenterra algumas revelações perturbadoras.
O Homem mais Procurado – HBO Go
O filme ficou famoso por uma razão triste. Phillip Seymour Hoffman morreu de overdose uma semana após a estreia no festival de Sundance. Na minha opinião, traz também uma das grandes interpretações de Rachel McAdams. Na história, depois de ser brutalmente torturado, um imigrante faz uma viagem à comunidade islâmica de Hamburgo. O objetivo é tentar resgatar a grande herança que seu pai teria lhe deixado. Mas a chegada súbita deste homem desperta a curiosidade das polícias secretas alemã e americana. E estes passam a acompanhar seus passos.
Nosso Fiel Traidor – HBO Go
Nessa bela adaptação, John Le Carré faz uma participação como o guarda do museu de Berna. O filme foi lançado seis anos após o livro. Aqui, um jovem casal britânico (Ewan McGregor e Naomie Harris) sai de férias para Antigua, no Caribe. Lá, eles conhecem um carismático milionário russo (Stellan Skarsgard). Este garante pertencer à máfia, e ser expert na lavagem de dinheiro.
O Alfaiate do Panamá – Apple TV / Google Play para aluguel ou compra
John Le Carré considerava este um de seus melhores livros. Nele, um mulherengo agente britânico (quem mais senão Pierce Brosnan?) sai numa missão no Panamá. Ele deve descobrir os planos do presidente em relação ao Canal. Em troca de uma alta soma, o endividado alfaiate (Geoffrey Rush) que veste os poderosos, vira informante. Mas, como nada acontece, passa a inventar conspirações. Com isso, deixa o país à beira da guerra. O filme também marca a estreia de Daniel Radcliffe no cinema.
O Espião que Sabia Demais – Claro Vídeo
Uma versão para o cinema do livro já tinha sido feita em 1979, com Alec Guinness. Mas em 2011, Gary Oldman assumiu o papel, como o agente George Smiley. Ele recebe uma nova missão nos anos 70, durante a guerra fria. E deverá descobrir um infiltrado no serviço secreto britânico. Para isso, deverá enfrentar um longo caminho de mentiras e traições. No elenco, ainda estão Benedict Cumberbatch e Colin Firth.
The Night Manager – Now/ Claro Vídeo/ Amazon
A minissérie da AMC foi um grande sucesso de público e crítica. Deu inclusive o Globo de Ouro para Tom Hiddleston, como melhor ator. E também premiou Hugh Laurie e Olivia Colman como coadjuvantes. Confesso que foi a primeira vez que ouvi falar da atriz. Em seis episódios, a minissérie conta a jornada do ex-soldado britânico Jonathan Pine (Tom Hiddleston). Ele é recrutado para se infiltrar no círculo íntimo do empresário Richard Onslow Roper (Hugh Laurie). Seu objetivo será detonar a aliança que ele administra entre a comunidade de inteligência e o comércio de armas secretas.