Sempre quando vejo um filme estrelado por Omar Sy disponível, tenho a certeza que será um programa interessante. Ele é um ótimo ator, com grande carisma , que funciona tanto na comédia como no drama. E agora dia 8 vai estrear na Netflix a série policial Lupin. São 7 episódios.
Ela parte de um princípio bem interessante. Talvez muita gente não conheça o personagem Arsene Lupin. Ele era o famoso “ladrão de casaca” da literatura francesa. Conhecido como “Robin Hood da Belle Époque”, Lupin se tornou um gênio do crime na Paris do início do século 20. Suas aventuras foram conhecidas nos romances policiais de Maurice Leblanc, e fizeram enorme sucesso. Agora em Lupin, a série segue a jornada de Assane Diop (Omar Sy). Há 25 anos, Assane viu sua vida virar de cabeça para baixo com a morte de seu pai, então acusado injustamente de um crime. Agora, ele está em busca de vingança e, para isso, se inspira em Arsène Lupin e em seus golpes. A direção está a cargo de Louis Leterrier, responsável pela aventura Truque de mestre(2013) e também por O Incrível Hulk (2008), com Edward Norton.
Mas, se antes de começar a assistir Lupin, você quiser fazer uma maratona com Omar Sy, seguem aqui as minhas dicas. Não incluí os filmes de Hollywood em que ele é coadjuvante, como Inferno ou Jurassic World. Somente as produções francesas em que ele é o ator principal. Vale conhecer todas elas.
Intocáveis – Telecine
Foi com esse grande sucesso que Omar Sy ficou famoso mundialmente. Ele inclusive ganhou o César de melhor ator. No filme, um milionário tetraplégico (François Cluzet) contrata um homem da periferia para ser o seu acompanhante, apesar de sua aparente falta de preparo. No entanto, a relação que antes era profissional cresce e vira uma amizade que mudará a vida dos dois.
Chocolate – Telecine
Filme maravilhoso que ficou entre os meus melhores do ano quando foi lançado em 2016. Conta a história real do palhaço Chocolate. Ele foi o primeiro artista de circo negro na França, que fez grande sucesso no final do século 19. Começa com sua atuação em picadeiros humildes de província até os respeitáveis teatros parisienses. Sua grande chance aconteceu quando o inglês George Footit o convidou a formar uma dupla cômica. Quem interpreta Footit é o suíço James Thierrée, ator e artista circense que é neto do diretor e ator inglês Charlie Chaplin .
Uma família de Dois – Telecine
Filme emocionante que fez enorme sucesso quando exibido na Tela Quente da TV Globo. Omar Sy é Samuel, um cara que nunca foi de ter muitas responsabilidades. Levando uma vida tranquila no litoral sul da França, ele vê tudo mudar. Isso por causa da inesperada chegada de uma bebê de poucos meses chamada Glória, sua filha. Incapaz de cuidar da criança, ele corre para Londres a fim de encontrar a mãe biológica. O problema é que ele não tem sucesso, e decide criá-la sozinho. Oito anos depois, com Samuel e Glória já inseparáveis, a mãe retorna para recuperar a menina.
O Doutor da felicidade – Telecine/ Globoplay
Baseado na peça de sucesso escrita por Jules Romains. Omar é o Doutor Knock, um ex-bandido que se tornou um médico. Ele chega à pequena aldeia de Saint-Maurice para fazer sua fortuna usando um método particular. Ele faz com que os moradores acreditem que não são saudáveis. Encontra então em cada um deles um sintoma imaginário, ou não, para assim poder exercer sua profissão de forma lucrativa. Depois de ganhar a confiança da aldeia, Knock está à beira de alcançar seus objetivos. Só que seu passado o alcança e um velho conhecido perturba os planos do médico.
Alerta Lobo – Netflix
Apesar de ser claustrofóbica, adoro um filme de submarino. O personagem principal é o oficial de sonar de um submarino, Chanteraide (François Civil). Ele usa sua grande capacidade auditiva para rastrear submarinos com mísseis balísticos e evitar ameaças que levem a uma guerra. Tudo se complica quando o jovem operador capta em seu sonar um sinal que pode ser de um antigo e temido submarino russo. Esse som virou lenda com o nome de “o uivo do lobo”.