WandaVision, a primeira série da Marvel do Disney+, estreou nessa sexta e já virou motivo de comentários por toda a internet. Possiveis conexões com os quadrinhos, homenagens a séries antigas, teorias da conspiração. Isso tudo além, é claro, de um roteiro redondinho, que dá um gostinho de “quero mais”. O certo é que WandaVision, que abre a Fase 4 do Universo Marvel, é diferente de tudo aquilo que a gente já viu até hoje. Então, resolvi listar aqui dez detalhes para você prestar atenção na série. Se já viu, relembre. Se não viu, preste atenção. É muito legal!
O Formato
1 – Os dois primeiros episódios homenageiam em seu formato séries de comédia antigas. O primeiro se inspira em I Love Lucy. O segundo em A Feiticeira. Tem inclusive a abertura copiada dessa série.
2 – Ainda falando em formato, a série tem até um intervalo comercial homenageando as publicidades da época. mas não se engane, os dois atores tem a cara mais estranha. E além disso, as referências tem tudo a ver como universo Marvel. No primeiro episódio preste atenção à marca das Indústrias Stark, e no segundo ao símbolo da Hydra.
S.W.O.R.D.
3 – Já no primeiro episódio, fica claro que Wanda e Vision não sabem direito como foram parar naquela vizinhança. Nem se se casaram. O fim do episódio entrega que há alguém monitorando tudo. E o logo SWORD aparece. Para quem , como eu, não leu os quadrinhos, S.W.O.R.D. é uma das agências de inteligência mais importantes das histórias da Marvel. Ela pode ser considerada uma irmã da S.H.I.E.L.D.. S.W.O.R.D. siginifica “Departamento de Observação e Resposta a Mundos Sencientes”. A agência de inteligência e contraterrorismo lida com ameaças extraterrestres. Como ela vai se envolver na história de Wanda, ainda vamos ter que descobrir nos próximos episódios.
4 – Entre as várias referências aos quadrinhos, uma chama a atenção. No primeiro episódio, há uma garrafa de vinho, cuja marca é Maison du Mepris. O M destacado poderia ser uma possível alusão à House of M, um grande evento dos quadrinhos. Nele, a mente depressiva de Wanda a faz reescrever a realidade.
Personagens conhecidos
5 – No final de um dos episódios, aparecem os créditos, exatamente como numa série. O diretor tem o nome de Abe Brown. Bem, em Homem-Aranha: De Volta ao Lar, havia um Abe Brown, um aluno de Midtown High. Ele sobreviveu ao snap, e se formou em Vingadores: Ultimato. Se considerarmos sua conexão com Peter Parker, ele poderia ser um agente da SWORD.
6 – Outro personagem que você deve lembrar é Jimmy Woo. Ele era o agente do FBI feito por Randall Park, em Homem-Formiga e a Vespa. É a voz dele que ouvimos invadindo a realidade de Wanda pelo rádio. “Wanda, quem está fazendo isso com você, Wanda?”. Randall Park está programado para aparecer na série.
7 – Para os fãs de Buffy – A caça-Vampiros, foi uma delícia ver Emma Caufield como Dottie. Em Buffy, Emma era um demônio chamado Anya, que odiava coelhinhos. Foi uma delícia vê-la numa cena em que havia um coelho em WandaVision. Pena que não contracenaram. Rsrsrs.
8 – Considerando a história prévia de Emma como um demônio, muitos apontam que Dottie poderia ser uma forma de um dos grandes vilões da Marvel, Mephisto. Especialmente porque em um determinado momento, ela diz a frase “o diabo esta nos detalhes”. Há um rumor que Mephisto também entraria na história de Loki, que também terá série no Disney+.
9 – Kathryn Hahn é a vizinha enxerida Agnes em WandaVision. Ela é responsável por alguns dos momentos mais divertidos dos dois primeiros episódios. Mas muita gente vem apontado que Agnes poderia ser na verdade Agatha Harkness. Nos quadrinhos, Agatha é a bruxa mais poderosa da terra, que se torna mentora de Wanda. É ela que a ensina a usar seus poderes de forma mais efetiva.
AIM
10 – No segundo episódio, um homem vestido com uma roupa aparentemente de proteção contra abelhas sai de uma tampa de esgoto. A cena é surreal. Mas especialistas de quadrinhos apontam que é um look parecido com o de uma organização chamada AIM. Famosa nos quadrinhos, a AIM é formada por um grupo de super-cientistas que quer dominar o mundo e estabelecer um tecnocracia. Eles já apareceram em Homem de Ferro 3. Também há referências a eles nos trailers de Viúva Negra. Aparentemente, eles fazem experiências com Yelena Bolova (Florence Pugh).