As coisas mudaram mesmo na indústria do entretenimento. Agora acusações de mau comportamento de seus atores podem fazer com que uma série, previamente aprovada, seja cancelada. Foi o caso da inglesa Bulletproof (atualmente não disponível em streaming no Brasil). Isso devido a múltiplas alegações de assédio sexual contra seu astro e co-criador, Noel Clarke. Ele também é conhecido por Doctor Who.
Tudo começou em 29 de abril com uma matéria do The Guardian. Nela, cerca de 20 mulheres apresentaram acusações contra Clarke. Elas o acusavam de apalpar, assediar e fazer bullying. Além disso também tirar e compartilhar fotos e vídeo explícitos sem seu consentimento. Na época, o ator negou as acusações. “… se alguém que trabalhou comigo se sentiu desconfortável ou desrespeitado, eu sinceramente peço desculpas. Eu nego veementemente qualquer má conduta ou delito. E pretendo me defender contra essas falsas alegações. ” Entre as acusadoras está a produtora de Bullet Proof, Gina Powell.
Só que aparentemente sua defesa não funcionou. De acordo com a Variety, uma 4ª temporada de 8 episódios já tinha sido aprovada, e deveria estrear em janeiro. Só que a Sky inglesa, que produz a série, repensou suas alternativas após a matéria do The Guardian. Segundo se sabe, eles pensaram em várias opções. Inclusive continuar a série sem Clarke, subtituindo-o por outro ator. Entretanto, decidiram que Clarke estava muito ligado à produção, e resolveram cancelar. A série não terá sua 4ª temporada.
O prêmio do BAFTA
Só lembrando que Noel Clarke recebeu ainda este ano um prêmio especial do BAFTA. O prêmio era por sua Destacada Contribuição ao Cinema Britânico. No evento, em 11 de abril, ele fez um discurso emocionante. Inclusive o dedicou para “os sub-representados, qualquer um que está sentado em casa achando que pode fazer mais. ” Logo após a matéria, entretanto, o BAFTA tomou uma posição. “Em face das alegações de má conduta de Noel Clarke no The Guardian, o BAFTA tomou a decisão de suspender sua inscrição e o prêmio de Destacada Contribuição ao Cinema Britânico imediatamente e até novas notícias.
Bulletproof
Para quem não conhece, Bulletproof acompanha a vida de dois policiais, Bishop (Noel Clarke) e Pike (Ashley Walters). Os dois perseguem criminosos no East End de Londres. Apesar de suas diferenças, ambos estão ligados pelo mesmo código moral. Trabalham brilhantemente bem juntos. Mesmo quando a química entre eles parece estar prestes a explodir.