Na semana passada, eu participei de uma aula magna do diretor Enrico Casarosa sobre Luca. A animação chegou hoje no Disney Plus. Foi interessante porque Enrico falou muito sobre como usou suas própria memórias de infância na Itália. Ele cresceu em Gênova e no verão ia para cidades pequenas como a Portorosso do filme. E também tinha um amigo chamado Alberto, que “sabia tudo”, rsrs. Para quem admira a cultura italiana, Luca é uma delícia de ver.
No filme, acompanhamos uma história de amadurecimento sobre um garoto que vive um verão inesquecível. Repleto de sorvetes, massas e passeios intermináveis de scooter. Luca compartilha essas aventuras com seu novo melhor amigo, Alberto. Mas toda a diversão é ameaçada por um segredo profundamente bem guardado. Eles são monstros marinhos de um outro mundo, logo abaixo da superfície da água.
A crítica
O filme mistura elementos de grandes sucessos da Disney, como Procurando Nemo e A Pequena Sereia. A primeira cena que Luca usa suas pernas em terra firme , vai lembrar muito os primeiros passos de Ariel. O objetivo deles é conseguir ganhar dinheiro para comprar um vespa (merchandising forte! Rsrs) para poder viajar o mundo. Resolvem então participar de uma competição da cidade. Com isso, acabam conhecendo a garotinha Giulia, que tem muita energia. E também o vilão da história, Ernesto, que já ganhou um monte dessas corridas.
O filme é doce, e para quem já foi à Itália, é uma viagem de lembranças. A cidade pequena, toda colorida, o macarrão, o “Gelatto”. E até as falas de Giulia – Santa Mozzarella é a melhor! O filme também faz diversas homenagens ao cinema italiano. O barco pesqueiro do início tem o nome de Gelsomina, personagem de Giulietta Massina em A Estrada da Vida. E ainda há uma foto de Marcello Mastroianni no vidro da vespa. E essas são apenas algumas…
Eu assisti o filme com as vozes originais – que delícia. Jacob Tremblay e Jack Dylan Grazer (de Shazam) fazem as vozes de Luca e Alberto. O filme tem até uma participação de Sacha Baron Cohen, com uma única cena, como tio Ugo. Mas o que me deixou completamente conquistada foi a trilha sonora, com algumas lindas canções da Itália. Luca não está entre os grandes destaques de animação da Disney, mas é lindo e fofo. As crianças vão adorar.