Em março deste ano, o mundo ficou conhecendo a situação absurda em que Britney Spears vive há 13 anos. O documentário Framing Britney Spears, disponível no Globoplay. mostrava muito do problema da vida da cantora. Dirigido por Samantha Stark e produzido pelo The New York Times, mostrava que Britney tem uma tutela, que cuida de toda a sua vida. Tudo começou com aquela série de episódios – como raspar o cabelo -, que culminaram com a artista perdendo a guarda integral e o direito de se aproximar dos dois filhos.
A medida, determinada por um tribunal de Los Angeles, tem como objetivo proteger uma pessoa considerada incapaz de ser explorada. O responsável , ou conservador, apontado para cuidar de Britney foi o pai dela, Jamie Spears. Desde a cantora ganhou novamente o contato com as crianças, mas perdeu sua liberdade. O arranjo, que inicialmente teria caráter temporário, se tornou permanente poucos meses depois. Hoje, é combatido nos tribunais pela própria artista.
No tribunal
Nesta quarta-feira (23), Britney falou pela primeira vez diretamente à Justiça no processo, desde que começou a pedir que o pai, Jamie Spears, deixe de ser seu tutor. A cantora participou de forma remota, assim como a de outras partes envolvidas no caso. Mas os fãs e ativistas do movimento “FreeBritney” se reuniram no Grand Park, em Los Angeles, em frente ao tribunal.
O depoimento de Britney é desesperador. Ela diz estar traumatizada. “Não estou feliz, não consigo dormir”. Declarou ainda que não pode tirar DIU para engravidar e que foi forçada a fazer turnê em 2018. “É desmoralizante tudo que passei. Nunca disse isso abertamente. Nunca pensei que alguém fosse acreditar em mim. Não estou mentindo. Só quero minha vida de volta. Já se passaram 13 anos e isso já o suficiente. Eu guardei isso por muito tempo, mas isso não é bom para o meu coração”.
Os documentos judiciais mostram que Jamie Spears tem um poder ilimitado no que diz respeito à filha. Pode negociar oportunidades de negócios, vender propriedades e restringir visitantes. Cada compra que ela fizer deve ser registrada em relatórios judiciais anuais sobre seus gastos. O abuso dessa situação e o comovente depoimento de Britney fizeram com que vários famosos saíssem em sua defesa.
Em defesa de Britney
Sarah Jessica Parker, Halsey, Vera Wang, Mariah Carey foram só alguns deles. O mais contundente, entretanto, foi o tweet de seu ex-namorado Justin Timberlake. “Depois do que vimos hoje, todos deveríamos estar apoiando Britney neste momento. Independentemente do nosso passado, bom e ruim, e não importa há quanto tempo … o que está acontecendo com ela não está certo. Nenhuma mulher deve ser proibida de tomar decisões sobre seu próprio corpo”. Ele terminou o tweet, dizendo que ele e a mulher, Jessica Biel, enviavam “amor e total apoio”.
Quando Britney terminou sua fala no tribunal, a juíza fez uma declaração. “Gostaria de lhe dizer que certamente estou sensível a tudo o que você disse, e como está se sentindo. Eu sei que foi necessário muita coragem para dizer tudo o que você teve que dizer hoje. E que esta corte aprecia sua presença e o compartilhamento de como se sente”.
A gente só espera que isso faça a diferença. #FreeBritney