Foi com tristeza que soube que mais um dos gênios do cinema se foi nesse dia 5. Tinha 91 anos, e não dirigia desde 2006, quando fez 16 Quadras, com Bruce Willis. Richard Donner era um artesão que sabia das coisas. Começou na TV nos anos 60. Dirigiu episódios de séries que marcaram época. Desde Além da Imaginação, até Agente 86. Passou também por Combate, Agente da UNCLE, O Fugitivo e até Banana Split. Como se pode ver, era bem versátil.
Quando estreou como diretor de cinema, já arrasou com o terror de A Profecia. Daí em diante, acertou muito. Desde o melhor filme de Superman da história, o de 1978, com Christopher Reeve, até um de meus favoritos da vida, O Feitiço de Áquila. Ainda foi o responsável pela trilogia de Máquina Mortífera, e um fracasso que eu adoro, Radio Flyer. E não se pode esquecer Os Goonies, que marcou toda uma geração. Aliás, tanto este como Superman foram selecionados pelo Registro Nacional de Cinema da Biblioteca do Congresso americano. Ambos foram considerados “culturalmente, esteticamente e historicamente significante”. É um daqueles que vai fazer falta.
Para quem, como eu, é fã, aí vai uma listinha de filmes para maratonar no streaming, e relembrar o quanto Richard Donner era incrível.
Superman – HBO Max
Eu revi recentemente no cinema, numa exibição especial no Cinemark. E continua ótimo. Claro, os efeitos envelheceram, mas as cenas dos voos continuam ótimas. Christopher Reeve ainda é imbatível como Superman. A história de origem começa pouco antes da destruição do planeta Krypton. O cientista Jor-El (Marlon Brando) envia seu pequeno filho Kal-El em uma nave espacial à Terra. Criado pelos agricultores Jonathan e Martha Kent, o jovem Clark descobre a fonte de seus poderes sobre-humanos e se muda para Metrópolis para combater o mal. Como Superman, ele luta contra o vilão Lex Luthor (Gene Hackman) e como repórter, Clark Kent, tenta conquistar Lois Lane (Margot Kidder).
Os Goonies – Now
Produzido por Steven Spielberg, o filme foi um enorme sucesso. Os prédios de um bairro estão prestes a ser demolidos, o que forçará a mudança de todos os residentes do local. Um grupo de garotos resolve então organizar uma cerimônia de despedida do local. Lá eles descobrem um legítimo mapa do tesouro, capaz de torná-los ricos e evitar a destruição de suas casas. É quando os Goonies resolvem partir em uma grande aventura. Filme de estreia de Josh Brolin.
O Feitiço de Áquila – Oldflix
Linda e divertida aventura, estrelada por Michelle Pfeiffer, Matthew Broderick e Rutger Hauer. O bispo de Áquila descobre que a sua amada, Isabeau (Michelle Pfeiffer), está apaixonada por um cavaleiro (Hauer). Enciumado, o bispo lança uma maldição sobre o casal. Durante o dia Isabeau se transforma em um falcão. À noite o cavaleiro toma a forma de um lobo. Dessa maneira o casal não pode se entregar um ao outro. A única esperança do apaixonado casal é o Phillipe (Matthew Broderick), conhecido como Rato. Afinal, ele é o único que conseguiu escapar das muralhas de Áquila.
Máquina Mortífera – HBO Max
O filme teve três sequências, e todos os filmes foram estrelados por Mel Gibson, o ator preferido de Richard Donner. Mel é Martin Riggs é um tira ensandecido que está sempre vivendo no limite. Por outro lado, o policial Roger Murtaugh (Danny Glover) é um homem tranquilo, que espera apenas a sua aposentadoria chegar. Apesar das diferenças, eles tornam-se parceiros. E logo começam a lutar contra uma quadrilha de traficantes de drogas, composta por ex-militares da guerra do Vietnã.
Maverick – HBO Max
Maverick era uma série de faroeste dos anos 50 que era estrelada por James Garner. Richard Donner transportou a história para o cinema e chamou Mel Gibson para assumir o personagem no cinema. Mas o filme também tem James Garner – e Jodie Foster. Na história, Bret Maverick inicia uma série de aventuras contra o tempo para conseguir reunir uma grande quantia de dinheiro. Ela é necessária para poder entrar em um fabuloso torneio de pôquer milionário. Este vai acontecer em uma barca do Mississipi, no qual o vencedor vai receber meio milhão de dólares. Maverick vai atrás das pessoas que lhe devem dinheiro. Pelo caminho, cruza com a bela Annabelle Bransford, uma aventureira tão sedutora quanto perigosa.
Teoria da Conspiração – Apple TV e Google Play para locação ou compra
Mais uma parceria de Richard Donner e Mel Gibson. Adoro esse filme! Mel aqui faz o papel de Jerry Fletcher. Ele é um motorista de taxi que critica o governo. Inclusive fala sempre da existência de uma conspiração envolvendo altos escalões. Ele é apaixonado por Alice Sutton (Julia Roberts), uma mulher que trabalha para o governo, mas em quem Jerry acredita. Quando faz alvoroço no Departamento de Justiça para falar com Alice, ninguém lhe dá atenção sobre suas teorias. Até porque essas envolvem alienígenas e assassinatos. No entanto, ele escreve algo em seu jornal que alguém acredita, pois decidem matá-lo de qualquer jeito.
Linha Do Tempo – Apple TV e Google Play para locação ou compra
Eu gosto do filme, que foi um fracasso de bilheteria. Nele, um grupo de arqueólogos descobre uma câmara mortuária que esteve fechada por mais de 600 anos. Ao abri-la eles têm uma grande surpresa: encontram em seu interior uma lente bifocal. Só que o objeto sequer havia sido inventado quando a câmara foi lacrada. E mais estranho, há também uma carta do seu próprio professor pedindo ajuda. Decididos a desvendar o mistério, ele descobrem uma máquina que pode transmitir objetos tridimensionais pelo espaço. Porém a máquina abriu uma fenda no tempo, que leva diretamente ao século XIV. Após saber da novidade, seu professor decidiu experimentar a nova invenção e acabou preso em uma guerra feudal entre ingleses e franceses. Para resgatá-lo seus alunos e filho terão também que viajar no tempo. O elenco tem Gerard Butler (lindo demais, rs) e Paul Walker.