Eu sei que tem muita gente que não gosta de filmes ou séries de zumbis. Eu adoro! E a melhor que vi até hoje é uma coreana chamada Kingdom. Ela tem duas temporadas curtinhas e está disponível na Netflix. Não é simplesmente uma série de zumbis. É muito bem feita, tem aspectos históricos da Coréia de séculos atrás. Nela, o príncipe herdeiro da dinastia Joeon assume a missão de investigar uma misteriosa epidemia que assolou a população local. Lá, o jovem não demora a perceber que a situação é ainda pior do que ele imaginara. Quem é fã, como é o meu caso, aguarda ansiosamente a estreia da terceira temporada que não se sabe quando chegará. Mas enquanto isso, a Netflix lançou um episódio especial que funciona como uma história de origem e também um spinoff, Kingdom: Ashin of The North.
Ashin
Para quem viu a série, a segunda temporada terminou com um cliffhanger. Enquanto investigava a origem dos zumbis, o príncipe se depara com uma guerreira. É a história dessa guerreira que o episódio especial conta. Ela é a Ashin do Norte. Tudo começa com uma introdução, até um pouco complicada pelo excesso de nomes das diversas tribos. Ela explica a situação política complicada da época. E foca na história de Ashin desde criança. Ela teve que lidar precocemente com a perda de sua família e a destruição de sua tribo. Desde então, cresceu buscando vingar a morte de seus entes e amigos.
O episódio acompanha em detalhes essa jornada. A cena da transformação de menina em adulta é brilhante. A história tem muito suspense, e algumas reviravoltas, especialmente no final. Mesmo quem não viu a série, poderá entender a história perfeitamente. Mas quem viu, achará diversas respostas sobre como aconteceu o início de tudo com a situação do imperador.
Há também o mesmo apuro da série com relação à fotografia, figurinos, direção de arte. A diferença é que os zumbis só aparecem depois de mais de uma hora. Mas, as cenas são aterradoras, e valem a espera. Há algumas poucas cenas, que duram um pouco mais do que deveriam (o reencontro de Ashin com o pai, por exemplo). Mas isso não atrapalha o resultado final, que dá mais vontade ainda de ver a nova temporada da série.
Há controvérsias sobre quando ela irá estrear. E ainda até se haverá uma nova temporada. Com o lançamento desse episódio especial, é extremamente provável que sim. No início do ano, o diretor Kim Sung Hoon disse que o episódio especial “é a pedra fundamental para o futuro de Kingdom na temporada 3″. Ótimo, espero ansiosamente!