Eu amo os livros de Jane Austen. Como boa romântica que sou, sou fã de seus romances fofos e finais felizes. Já li todos. Um pena que a autora teve uma vida breve e triste. Pelo menos é o que mostra o filme Amor e Inocência, de 2007. Pouco se sabe sobre a vida de Jane, tanto que boa parte da história do filme é mera imaginação. De qualquer maneira, me fez chorar. Está no Belas Artes a La Carte e vale a pena! Há também os filmes que tratam de histórias de fãs dos livros. Há o fofinho Austenland, com Keri Russell. E também O Clube de Leitura de Jane Austen, que eu adoro. Ambos estão no Looke.
Mas a lista aqui é de filmes fofos, românticos e com finais felizes. Esse era o estilo de Jane. Alguns não estão disponíveis atualmente. É o caso de Palácio das Ilusões ( o mais fraco), Amor e Amizade e A Abadia de Northhanger. Mas há outros ótimos. Quer viajar no romance? Esses filmes estão disponíveis no streaming/plataformas digitais. E eu adoro todos!
Razão e Sensibilidade – Netflix
Emma Thompson, que faz o papel principal, é também roteirista. E ganhou o Oscar por sua adaptação do livro. O filme concorreu a outros seis prêmios, inclusive filme, atriz e atriz coadjuvante (Kate Winslet). Na história, Emma é Elinor Dashwood . Quando seu pai morre, as finanças de sua família ficam numa situação difícil. Após a mudança para um chalé em Devonshire, a irmã de Elinor, Marianne, se apaixona pelo belo John Willoughby. Enquanto isso, as esperanças românticas de Elinor com Edward Ferrars são prejudicadas devido a um compromisso do rapaz. O filme tem uma de minhas cenas preferidas da vida, entre Hugh Grant e Emma, quase no final. Impossível não se emocionar. Emma Thompson sempre me faz chorar.
Persuasão – Apple TV e Google Play para aluguel e compra
É uma das adaptações menos conhecidas de livros de Jane Austen. Mas é belíssima. Há sete anos, Anne Elliot (Amanda Root) rompeu seu noivado com Frederick Wentworth (Ciarán Hinds). O motivo foi a pressão familiar porque ele era apenas um pescador. Agora, a família tem que alugar sua casa para o Almirante Croft. É quando Anne descobre que Frederick se tornou um rico capitão, em busca de uma esposa. Mas será que ele vai casar com uma de suas pretendentes. Ou vai perdoar Anne pela escolha do passado? Dakota Johnson vai estrelar uma nova versão do romance como Anne. Vai chegar na Netflix em 2022.
Orgulho e Preconceito – Netflix
O cinema e a TV já fizeram várias versões do romance. Começando em 1940, com Laurence Olivier como Darcy, e passando pela premiada minissérie com Colin Firth. Esta é de 2005, e foi indicada a quatro Oscars, inclusive melhor atriz para Keira Knightley. É belíssima, e Matthew MacFadyen está maravilhoso como Darcy. na história, Elizabeth Bennet vive com sua família no campo, na Inglaterra. Por ser a filha mais velha, ela enfrenta uma crescente pressão de seus pais para se casar. Quando Elizabeth é apresentada ao belo e rico Darcy, faíscas voam. Embora haja uma química óbvia entre os dois, a natureza excessivamente reservada de Darcy ameaça a relação. Vejo, e revejo, e revejo sempre!
Há também um outro filme que apresenta uma releitura da história. É Orgulho, Preconceito e Zumbis, com Lily James. É muito divertido, e está em video o demand nas plataformas digitais.
Emma – Telecine
Há uma versão fofinha, com Gwyneth Paltrow da história, e também a releitura de As Patricinhas de Beverly Hills. Mas eu adorei esse filme mais recente, de 2020, estrelando Anya Taylor – Joy. Ela é Emma Woodhouse, uma jovem rica e inteligente. Emma não tem pretensões de se casar tão cedo para ficar sempre perto do pai. Porém, isso não a impede de dar uma de ‘casamenteira’. Ou seja, tenta juntar casais que considera apropriados entre seus conhecidos. Mas ela nem percebe os problemas que surgem por sua imaginação e teimosia.