Na noite de ontem, Encanto venceu o Globo de Ouro de melhor animação. Não era a minha favorita. Raya e o Último Dragão continua em primeiro. Mas, eles tem coisas em comum. É a primeira vez que a Disney lança dois longas de animação com protagonistas femininas no mesmo ano. Raya e Encanto vão se enfrentar de novo no Critics Choice. E provavelmente no Oscar também. Ambas estão disponíveis no Disney Plus. A crítica de Raya e o Último Dragão está aqui. A de Encanto, você pode ler a seguir.
O filme conta a história dos Madrigal. Eles são uma família extraordinária que vive escondida nas montanhas da Colômbia. Moram uma casa mágica, em uma cidade vibrante, em um lugar maravilhoso conhecido como um Encanto. A magia de Encanto abençoou todos os meninos e meninas da família com um dom único. Isso inclui desde superforça até o poder de curar. Todos, exceto Mirabel. Só que ela descobre que a magia que cerca o Encanto está em perigo. E decide que ela, a única Madrigal sem poderes mágicos, pode ser a última esperança de sua família.
Quando você fala de animações da Disney, já sabe que tem aqueles vários fatores que você nem precisa analisar. Como sempre, a animação é perfeita, a mensagem é tocante. E ainda tem as canções que são bem envolventes. Uma delas, Dos Oruguitas, concorreu ao Globo de Ouro, e também estará no Critics Choice. É a mais bonita de todas escritas por Lin Manuel-Miranda para o filme. Mesmo que pareça lembrar muito outras de Em um Bairro de Nova York. Especialmente, se como eu, você viu o filme há pouco tempo.
O que achei de Encanto?
A ideia aqui é clara. É tentar fazer com a Colômbia o mesmo que Viva: A Vida é uma Festa fez para o México. Entretanto aquela história era muito melhor. Mas Encanto traz uma novidade. Não há um vilão. A família tem que lutar contra seus próprios pensamentos para poder salvar tudo o que tem. Com isso, o roteiro usa uma série de ferramentas que já usou no passado. Assim como em Os Incríveis, todos tem um poder diferente. Assim como em Cinderela, ou Valente, a heroína é incompreendida pela família.
Na verdade achei que tudo acontece de uma maneira tão rápida, colorida e cheia de elementos, para esconder a falta de uma história mais potente. Mas, de qualquer maneira, tudo é tão bonito, colorido, que provavelmente a maioria das pessoas vai simplesmente embarcar na aventura, e achar que eu estou sendo muito exigente, rsrs.