Eu gosto muito de filmes que se passam na II Guerra Mundial. Todos aqueles bastidores do poder, a determinação daqueles que lutavam, o drama comovedor de tantos. Nessa sexta, estreou mais um deles na Netflix, Munique – No Limite da Guerra. É um thriller histórico que se passa em se passa no outono de 1938. Ele acompanha um oficial britânico, Hugh Legat (George MacKay, de 1917), e um diplomata alemão que se conhecem em Munique, e conspiram para evitar a guerra na Europa.
Mas há outros filmes que se passam na época e que estão disponíveis na mesma Netflix. Aqui vão cinco deles muito bons para maratonar:
Dunkirk
Dunkirk entrou para minha lista de melhores do ano quando foi lançado. Acho brilhante! Durante a operação conhecida como a Evacuação de Dunquerque, soldados aliados da Bélgica, do Império Britânico e da França são rodeados pelo exército alemão. Eles devem ser resgatados durante uma feroz batalha no início da Segunda Guerra Mundial. A história acompanha três momentos distintos. Uma hora de confronto no céu, onde o piloto Farrier (Tom Hardy) precisa destruir um avião inimigo. Um dia inteiro em alto mar, onde o civil britânico Dawson (Mark Rylance) leva seu barco de passeio para ajudar a resgatar o exército de seu país. E uma semana na praia, onde o jovem soldado Tommy (Fionn Whitehead) busca escapar a qualquer preço.
O resgate do Soldado Ryan
O resgate do Soldado Ryan ganhou cinco Oscars quando foi lançado no cinema, inclusive melhor diretor para Steven Spielberg. Ao desembarcar na Normandia, no dia 6 de junho de 1944, capitão Miller (Tom Hanks) recebe a missão de comandar um grupo do segundo batalhão para o resgate do soldado James Ryan. Ele é o caçula de quatro irmãos, dentre os quais três morreram em combate. Por ordens do chefe George C. Marshall, eles precisam procurar o soldado e garantir o seu retorno, com vida, para casa.
Operação Overlord
Mistura de filme de mistério de II Guerra com terror, com um resultado curioso e excelente. Uma tropa de paraquedistas americanos é lançada atrás das linhas inimigas para uma missão crucial. Só que, quando se aproximam do alvo, percebem que não é só uma simples operação militar. E tem mais coisas – bem assustadoras – acontecendo no lugar, que está ocupado por nazistas.
Invencível
Dirigido por Angelina Jolie, O drama retrata a história real do atleta olímpico Louis Zamperini (Jack O’Connell). Ele sofre um acidente de avião e cai em pleno mar. O jovem luta durante 47 dias para reencontrar a terra firme. Só que, quando consegue, é capturado pelos japoneses em plena Segunda Guerra Mundial.
Operação Final
O filme se passa quinze anos desde a Segunda Guerra Mundial. Os principais líderes nazistas, como Adolf Hitler, evitaram a justiça através do suicídio. Mas o arquiteto responsável pela ideia dos campos de concentração, Adolf Eichmann (Ben Kingsley), conseguiu escapar. Ele ainda vive, só que escondido em alguma parte do mundo. É quando a equipe liderada pelo investigador judeu Peter Malkin (Oscar Isaac) descobre o paradeiro do homem na Argentina. Eles são então encarregados de sequestrar Eichmann e levá-lo vivo a Israel. E lá , ele deverá enfrentar um julgamento por seus crimes. Mas fugir com um dos homens mais procurados do mundo não será uma tarefa fácil.