Sempre digo que gosto de descobrir filmes no streaming que não estão sendo muito falados. Tem um gosto de descoberta. Ás vezes funciona, outras não. Inimiga Perfeita, da Netflix, veio por uma indicação. A pessoa disse que daria uma nota 6,5. Bem, isso não é muito convidativo, mas fui pesquisar, e vi que o filme só tinha 1h30. Foi o suficiente para me fazer tentar, rsrs. Infelizmente, não valeu a pena.
Inimiga Perfeita pretende ser um suspense psicológico. Um arquiteto famoso e solitário resolve dar carona a uma jovem estranha que conhece a caminho do aeroporto. Por causa do atraso, ele acaba perdendo o avião, o que faz com que tenha que esperar por um outro voo para sua cidade na Polônia. Só que a jovem reaparece, e insiste em contar para ele a história de sua vida. Só que cada vez mais, conforme a conversa prossegue, o encontro acaba se transformando em algo muito mais sinistro.
O que achei de Inimiga Perfeita?
Eu já começo avisando que tenho pouca paciência com gente “entrona”, que fala demais. Dessa maneira , com apenas alguns minutos de filme, eu já sabia que seria difícil de aguentar. A jovem estranha, Texel Textor, é uma das personagens mais irritantes que vi em tempos recentes. A todo o momento eu me perguntava qual seria a razão que esse homem não ia atrás de um segurança para se livrar dessa figura. Pensei que era bem provável que fosse uma coisa masculina. Mas não, há toda uma explicação no final sobre a razão pela qual ele suportava tudo aquilo.
Há um monte de matérias no Google com explicações do tipo “entenda o final desse filme”. Não vou entrar em detalhes aqui – #semspoilers. Mas, mesmo com a reviravolta final, o filme me cansou. O problema é que o caminho até o final é muito desigual. E o mistério – Texel Textor – é tão insuportável, que quando a reviravolta chega, a resolução não tem mais importância. Nem mesmo a presença de Tomasz Kot, de Guerra Fria, é suficiente para manter a atenção. Ele é uma figura bem charmosa, apesar de pouco mudar de expressão, rs. No final, a 1h30 de Inimiga Perfeita acabou sendo bem mais longa do que eu esperava.