Duna, que era o recordista de indicações do BAFTA, e saiu com cinco prêmios. Mas ficou longe de ser o grande vencedor da noite, já que eles foram todos técnicos. Quem acabou se consagrando na festa foi Ataque dos Cães, que ganhou o prêmio de melhor filme e diretor para Jane Campion. Ela é a grande favorita do Oscar na categoria, especialmente depois de vencer o prêmio do Sindicato dos Diretores neste sábado.
Entre os atores, os coadjuvantes foram os mesmos que tem levado tudo. Troy Kotsur e Ariana de Bose. Will Smith também parece cada vez mais perto de seu Oscar. Foi o melhor ator aqui no BAFTA também por King Richard. Já entre as atrizes, não houve grande mudança no cenário. Nenhuma das indicadas concorre ao Oscar. Eu esperava que Lady Gaga levasse, mas escolheram uma britânica: Joanna Scanlan, por After Love, ainda não disponível por aqui.
O meu filme preferido da temporada, Belfast, acabou saindo com um belo prêmio de consolação, melhor filme britânico. Lashana Lynch foi a escolhida como estrela em ascenção, um prêmio que é escolhido pelo público. Ou seja, nesses casos, sempre o filme de melhor bilheteria acaba se dando melhor. Apesar do personagem médio, a atriz se sai bem em 007. Mas confesso que o que não consigo entender são os prêmios de roteiro tanto para Licorice Pizza (original) como No Ritmo do Coração (adaptado). Mas, é sempre assim. Rsrs, meu gosto é um tanto diferente da maioria. Veja abaixo a lista completa dos vencedores do BAFTA 2022.
Os vencedores do BAFTA 2022
Filme – Ataque dos Cães
Filme Britânico – Belfast
Ator – Will Smith – King Richard
Atriz – Joanna Scanlan – After Love
Ator Coadjuvante – Troy Kotsur – No Ritmo do Coração
Atriz Coadjuvante – Ariana de Bose – Amor Sublime Amor
Diretor – Jane Campion – Ataque dos Cães
Roteiro Original – Licorice Pizza
Roteiro Adaptado – No Ritmo do Coração
Trilha Sonora – Duna
Casting – Amor Sublime Amor
Fotografia – Duna
Efeitos Especiais – Duna
Cenografia – Duna
Som – Duna
Figurino – Cruella
Cabelo e Maquiagem – Os Olhos de Tammy Faye
Montagem – 007 – Sem tempo para Morrer
Filme Estrangeiro – Drive my Car
Documentário – Summer of Soul
Animação – Encanto
Estreia de um diretor, roteirista ou produtor britânico – Jeymes Samuel (roteirista/diretor) de Vingança & Castigo [também escrito por Boaz Yakin]
Animação curta Britânica – Do Not Feed the Pigeons
Curta-metragem Britânico – The Black Cop
EE – Rising Star – Voto do Público – Lashana Lynch – 007 Sem Tempo para Morrer
Onde achar os vencedores para assistir?
Amazon Prime – No Ritmo do Coração
Netflix – Ataque dos Cães, Vingança & Castigo
HBO Max – Duna, King Richard
Disney Plus – Encanto , Amor Sublime Amor, Cruella
Cinema – Belfast