O Oscar 2022 vai acontecer no próximo domingo (27). E deve ter várias mudanças. O caminho da inclusão parece ser uma grande preocupação. Começando por suas três apresentadoras mulheres: as comediantes Amy Schumer, Wanda Sykes e Regina Hall. Mas como foi o Oscar há 20 anos? A cerimônia aconteceu em 24 de março de 2002. O mundo era bem diferente, a internet ainda estava começando, o ataque às torres gêmeas tinham acontecido há apenas alguns meses. Whoopi Goldberg era a apresentadora pela quarta vez.
Os premiados
O melhor filme foi Uma Mente Brilhante e Ron Howard também levou o Oscar de diretor. Mas o grande acontecimento foi que Denzel Washington e Halle Berry levaram os prêmios de ator e atriz. Ele por Um Dia de Treinamento e ela por A Última Ceia. Halle foi a primeira – e até agora a única – atriz negra a vencer na categoria. Denzel foi o segundo – décadas após o primeiro, Sidney Poitier.
O interessante é que quem disputava a estatueta com Denzel era Will Smith , por Ali.O embate se repete este ano entre os dois, agora concorrendo por King Richard e A Tragédia de Macbeth. Só que dessa vez Will é o favorito. Aliás, há 20 anos, há outros que também estavam entre os indicados, que estão de novo na corrida em 2022. É o caso de Nicole Kidman – Moulin Rouge / Apresentando os Ricardos, e Judi Dench – Iris/ Belfast
Naquele ano o prêmio especial de carreira foi para Sidney Poitier, entregue por um obviamente emocionado Denzel. Ou seja, uma festa inesquecível para a comunidade negra de Hollywood. E também para todos os fãs de cinema.
Os coadjuvantes escolhidos foram Jim Broadbent (Iris) e Jennifer Connelly (Uma Mente Brilhante).
Momentos especiais
Terra de Ninguém, da Bósnia, foi o melhor filme estrangeiro. O prêmio foi entregue por John Travolta e Sharon Stone (inesquecível de Versace). E os dois até entraram dançando. Maravilhosos!
Outro momento especial da noite foi quando Ali McGraw e Ryan O’Neal entregaram o prêmio especial Jean Hersholt para o diretor de Love Story, Arthur Hiller.
Na parte pessoal o mundo também era bem diferente. Reese Witherspoon ainda era casada com Ryan Phillipe, e Uma Thurman com Ethan Hawke.
E no red carpet…
No red carpet, Halle Berry fez história também com esse vestido super diferente de Elie Saab.
Já Nicole Kidman, recém-divorciada de Tom Cruise, foi de Chanel.
Outra que estava na festa em 2002 , e estará em 2022, é Kirsten Dunst. Ela estava de Dior, também de rosa claro
Julia Roberts foi de um pretinho nada básico Armani, e entregou o prêmio para seu grande amigo Denzel.
Uma Thurman, que será uma das apresentadoras este ano, foi na festa de 2002, de Jean Paul Gaultier.
Já Jennifer Connelly escolheu um Balenciaga de cor ruim , com uma echarpe, que podia ser moda na época, mas que não funciona. Mas ela é linda sempre, de qualquer jeito.