Muita gente profetizou que a pandemia iria acelerar o fim do cinema. Eu sempre defendi que não, o cinema ainda vai continuar a existir por um bom tempo. A diferença será o que veremos nele. Serão as grandes produções, os blockbusters, Marvel, DC, personagens de games. Os filmes de arte também deverão continuar a ter seu público em salas menores. O que muda – sob o meu ponto de vista – é que os filmes médios, ou aqueles que entregaram menos do que prometiam (tipo Águas Profundas), deverão ser lançados diretamente no streaming. Isso ficou bem claro para mim com os resultados das bilheterias mundiais desse fim de semana.
Mesmo com boa parte das críticas destruidoras (a minha foi uma das mais boazinhas – veja aqui) de Morbius, o filme conseguiu alcançar um considerável número de 84 milhões de dólares no primeiro fim de semana no mundo. Sonic 2, que chega por aqui na semana que vem, teve seu lançamento em 31 territórios internacionais. E conseguiu um número positivo de 25, 5 milhões. Além disso, o Batman de Robert Pattinson, ultrapassou o número mágico de 700 milhões de bilheterias no mundo até agora.
E ainda vem coisa poderosa por aí. Além de Sonic 2, o mês de abril (cheio de feriados por aqui) terá outras estreias grandes. No dia 14, chega Animais Fantásticos – Os Segredos de Dumbledore. Já no dia 21 chega a aventura Cidade Perdida, com Sandra Bullock. E no dia 28, o segundo filme de Downton Abbey . Bem, eu sei que esse não é tão grande, mas eu adoro, e quero muito ver, rs.
Ou seja, mesmo com toda a força do streaming parece continuar firme e forte – só um pouco diferente.