A primeira coisa que me fez querer ver All the Old Knives/ Um jantar entre espiões, que estreou na última sexta na Amazon Prime, foi a presença de Chris Pine. Afinal, ele é um dos meus Top 5, rsrs. Mas, brincadeiras à parte, também é um ator que admiro. E também gosto muito de Operação Sombra- Jack Ryan, que infelizmente foi um fracasso de bilheteria. Agora aqui em Um Jantar entre Espiões, Chris volta a ser um agente secreto. Mas, o filme não tem explosões, nem grandes momentos de suspense. É algo bem diferente, que pode agradar muita gente. Mas muitos também podem achar bem chato.
O filme é baseado no livro de Olen Steinhauer, Um Jantar entre Espiões. Tudo começa há seis anos em Viena. Terroristas fazem centenas de pessoas como reféns. E quando a CIA tenta realizar um resgate, as coisas dão bem errado. Mas há algo que atormenta dois agentes, Henry Pelham e Celia Harrison, amantes na época do ocorrido. Eles se questionam sobre o que aconteceu com um agente que estava infiltrado na operação e foi comprometido. E agora vão se encontrar num restaurante para colocar as cartas na mesa.
O que achei do filme?
A história lembra em alguns momentosos livros no estilo de John Le Carré, com tramas de espionagem que tem diversas reviravoltas. Ou seja, parece um filme “das antigas”. Em alguns momentos é até um pouco cansativo, especialmente com as idas e vindas. Mas gosto da ideia de tudo ficar mais ou menos centralizado no jantar dos ex-amantes. Ali, é onde a trama vai se desenvolver para saber quem provocou o fracasso do resgate dos reféns.
Ou seja, não tem grandes cenas de ação. É tudo quase quieto, íntimo. E que conta com duas atuações primorosas de Chris Pine e Thandiwe Newton. Os dois seguram o filme que abusa dos closes, e que revela sentimentos incontidos e sempre presentes. A química entre os dois é sensacional. E o interessante é que o filme era para ser feito por Michelle Williams, que acabou desistindo no meio do caminho. Com Thandiwe, creio eu, tudo ficou mais sexy e apaixonado entre os dois. E, claro, tem uma linda cena de sexo entre eles – e Chris Pine aparece sem roupa. Wow, rsrs!
Laurence Fishburne e Jonathan Pryce, que completam o elenco, tem pouco a fazer. O filme é de Chris e Thandiwe, que fazem valer a pena acompanhar esse jantar entre espiões.