Apesar de se passar no mesmo universo mágico, a saga de Animais Fantásticos nunca atingiu os níveis de popularidade de Harry Potter. Com certeza, os filmes não são tão bons, mas ainda assim funcionam como entretenimento. O terceiro capítulo da saga, Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore chega nessa quinta aos cinemas. É superior ao anterior, Os Crimes de Grindelwald, mas tem um clima de fim de festa.
A história
Na história, o professor Alvo Dumbledore (Jude Law) sabe que o poderoso mago das trevas Gellert Grindelwald (Mads Mikkelsen) está se movimentando para assumir o controle do mundo mágico. Incapaz de detê-lo sozinho, ele pede para Newt Scamander (Eddie Redmayne) para liderar uma intrépida equipe. Ela tem bruxos, bruxas e um corajoso padeiro trouxa em uma missão perigosa. Nela, eles encontram velhos e novos animais fantásticos. Viajam por vários lugares, e entram em conflito com a crescente legião de seguidores de Grindelwald. Mas com tantas ameaças, quanto tempo poderá Dumbledore permanecer à margem do embate?
O filme não demora para revelar um dos segredos de Dumbledore. Numa bela cena num restaurante, ele diz claramente aquilo que todo mundo já sabia. Dumbledore e Grindelwald foram um casal muito apaixonado (. Mas como tantos casos, as coisas não terminaram bem. E agora os dois estão em lados opostos. Não demora para que fiquemos sabendo do plano de Grindelwald. Ele quer dominar o mundo mágico e declarar guerra aos “trouxas”. Mas como como Grindelwald conseguiu uma maneira de prever o futuro (#semspoilers), é preciso de um plano diferenciado, que envolve, claro, Newt Scamander e um grupo bem improvável.
A censura chinesa
Detalhe: o governo chinês mandou que as referências à relação romântica de Dumbledore e Grindelwald fossem removidas. A Warner aceitou, e seis segundos, ou duas falas foram editadas. A Warner se manifestou sobre o assunto. “… Nós queremos que a audiência de todo o mundo possa ver e apreciar esse filme. E é importante para nós que os chineses tenham essa experiência também. Apesar dessas edições menores”. Só lembrando que o mercado chinês tem 1,4 bilhão de pessoas.
O que achei desse novo Animais Fantásticos?
A história segue as vários caminhos, e muitas vezes, você acaba perdido com os objetivos de cada um deles (rs). mas tudo é bem amarrado, que faz com que você acompanhe com olhos atentos. Tudo se tornou mais ágil e coeso. Há muitos efeitos especiais, especialmente bons, como o fofo Qilin (#semspoilers 2). Outros animais fantásticos retornam e roubam a cena com sua fofura.
No elenco, Eddie Redmayne continua sendo um Newt fofo. Jude Law traz a dignidade de sempre para Dumbledore. E Jacob Kowalski (Dan Fogler) ainda é o personagem mais interessante da história. Maria Fernanda Cândido tem somente uma fala. Mas seu personagem é importante, e ela funciona bem. O grande triunfo entretanto é a presença de Mads Mikkelsen como Grindelwald. Ele consegue impor seu jeito assustador (lembra Hannibal em vários momentos). Me faz ter a impressão que ele ter entrado no lugar de Johnny Depp fez bem à história.
Curiosidade: a eleição na parte final do filme era para ter sido feita no Brasil. Mas, devido à pandemia, acabou sendo transferida para o Butão. Entretanto, ainda é possível ver uma cena do Cristo Redentor.
Os conflitos
Até agora não se sabe se haverá um quarto filme de Animais Fantásticos. A sensação é que a Warner vai esperar para ver os resultados de bilheteria. originalmente, o plano era que fossem cinco filmes. Mas, os bastidores foram extremamente complicados. Primeiro foram as declarações preconceituosas da autora J. K. Rowling. Depois aconteceram os problemas de Johnny Depp com Amber Heard. Estes fizeram com que a Warner o dispensasse do terceiro filme, e substituísse por Mads Mikkelsen . E recentemente, a situação de escândalos de Ezra Miller (Credence Barebone ) também não ajudou. Então é esperar para ver como esse universo mágico vai ficar. Mas se terminar neste, valeu a pena.