A Netflix tem uma área em seu site que se chama “assista em uma noite” . Como queria algo rápido, escolhi uma série dali. O que me atraiu em O Tempo que te Dou foi o seu formato. São 10 episódios de 11 minutos cada. Eles são divididos entre o passado e o presente de um casal.
O casal Lina (Nadia de Santiago) e Nico (Álvaro de Cervantes) são dois jovens que viveram um romance apaixonado. Mas, aos poucos, foram se afastando. Quando o relacionamento com Nico chega ao fim, Lina precisa deixar as lembranças do relacionamento para trás e se concentrar em si mesma. Ao longo de 10 episódios, ela aprenderá a dedicar um minuto a menos ao passado e um a mais ao presente. E assim dá um novo significado à expressão “o tempo cura todas as feridas”.
O streaming cada vez mais possibilita experiências com formatos diferenciados. Os 11 minutos de cada episódio de O Tempo que te Dou equivalem ao tempo de um filme. Mas mesmo assim, mesmo vendo “numa sentada” não é cansativo. Dá a sensação episódica que os fãs de séries curtem, e ainda proporciona uma experiência inusitada. Isso porque a forma como a narrativa funciona é eficiente e totalmente fora do padrão.
O que achei de O Tempo que te Dou?
A história segue o passado e o presente de Nico e Lina. Desde o primeiro momento, já sabemos que eles vão se separar. E a cada episódio, a série se dedica a mostrar cada vez mais o presente, e menos o passado, conforme Lina tenta esquecer Nico. É claro que há alguns momentos chatinhos quando eles discutem a relação. Ou ainda excessivamente longos, como a brincadeira na neve. Mas, a série acaba conquistando ao mostrar como a paixão do início vai se transformando num certo ressentimento. E ainda como enfrentar a separação, e o “luto” subsequente pelo fim da relação. Quem nunca passou por isso?
Os atores são conhecidos de quem acompanha produções espanholas da Netflix. Nadia de Santiago é de As Telefonistas. Ela é uma das produtoras da série, talvez por isso, a história do presente se concentre mais em seu ponto de vista. Já Alvaro Cervantes (Nico) esteve em Legado nos Ossos. Ambos estão ótimos. A série acaba de um modo positivo, escancarando a porta para uma segunda temporada. Talvez dessa vez sob o ponto de vista de Nico, ou ainda sobre o que vai acontecer no futuro.