Sempre digo que boa parte de meu conhecimento religioso foi adquirido pelos filmes. Lembro que nessa época do ano, a TV sempre exibia filmes como Rei dos Reis, ou Ben-Hur quando eu era pequena. Isso sem contar a série de filmes de Os Grandes Heróis da Bíblia. Normalmente, coloco aqui algumas dicas nesses tempos – veja aqui as de 2020. Então, para quem busca produções do gênero para ver no streaming para ver na Sexta-feira Santa, aí vão algumas com update:
A Estrela de Belém – Netflix
Filme de animação lindinho que as crianças vão adorar – e os adultos também. Bo é um jovem asno que está cansado de ficar aprisionado em um estábulo, onde sempre anda em círculos para fazer com que o moinho funcione. Incentivado pelo pássaro Davi, seu melhor amigo, ele consegue escapar. Só que na fuga, ele se esconde em meio a uma festa de casamento. Ao término do evento, ele conhece a recém-casada Maria. Aquela que carrega no ventre aquele que será conhecido como o filho de Deus.
A Paixão de Cristo – Star Plus
A Paixão de Cristo é o filme com tema religioso de maior bilheteria da história. Ele narra as últimas 12 horas de Jesus Cristo, que, após ser traído por Judas, é preso e levado para o julgamento de Poncio Pilatos. Sem conseguir encontrar um motivo para sua condenação, ele sofre com a pressão popular, que pede a crucificação de Jesus. Indicado a três Oscars, incluindo o de Melhor Fotografia. Dirigido por Mel Gibson, tem Jim Caviezel no papel principal.
Os Dez Mandamentos – Amazon Prime/ Telecine/ Globoplay
Não confundir com a versão da novela da Record. Essa é a premiada de 1956. A épica vida de Moisés (Charlton Heston), desde recém-nascido, quando foi colocado nas águas em um cesto e acabou sendo adotado por uma princesa egípcia, até quando descobre sua real condição e decide liderar seu povo que, escravizado pelos egípcios, anseia pela liberdade.
Ressurreição – Netflix
Aqui, a ideia é contar sobre a épica história bíblica da ressurreição pelos olhos de um não-crente. Clavius (Joseph Fiennes), um poderoso tribuno militar romano, e seu assistente, Lucius (Tom Felton), têm a tarefa de resolver o mistério do que aconteceu com Jesus nas semanas seguintes a crucificação, a fim de refutar os rumores de um Messias ressuscitado e evitar uma revolta em Jerusalém.
Ben-Hur – HBO Max
Ben-Hur ganhou 11 Oscars, inclusive melhor filme, em 1959. Em Jerusalém, no início do século I, vive Judah Ben-Hur (Charlton Heston), um rico mercador judeu. Mas, com o retorno de Messala (Stephen Boyd), um amigo que agora é o chefe das legiões romanas na cidade, há um desentendimento. Isso devido a visões políticas divergentes, que fazem com que Messala condene Ben-Hur a viver como escravo em uma galera romana. Mesmo sabendo da inocência do ex-amigo. Mas o destino vai dar a Ben-Hur uma oportunidade de vingança que ninguém poderia imaginar. A versão de 2016, com Rodrigo Santoro como Jesus, também está disponível no Telecine/ Globoplay.