Quando assisti o primeiro episódio de Cavaleiro da Lua, achei que a série tinha tudo para chegar no nível de excelência de WandaVision. Esta para mim ainda é a primeira e mais brilhante das séries da Marvel do Disney Plus. Mas, Cavaleiro da Lua apesar de não ter chegado ao brilhantismo de Wanda, trouxe várias novidades para o Universo Marvel. Os seis episódios estão disponíveis no Disney Plus, e é um triunfo de Oscar Isaac.
Tudo começa quando conhecemos Steven Grant (Oscar Isaac). Ele é o funcionário da loja do Museu e sofre de um grave problema de insônia. Só que quando dorme, tem a sensação de estar em outros lugares de maneira muito real. É quando percebe que ele tem uma outra personalidade, uma outra pessoa, que é um mercenário. E pior, ele é a personificação de Khonshu, um deus egípcio. É então que Steven passa a acreditar que está perdendo sua sanidade e misturando real e fantasia. É nesse momento que ele conhece Arthur Harrow (Ethan Hawke), líder de uma seita religiosa, e que pretende libertar uma deusa do mal. Com isso, Marc e Steven tem que unir forças para derrotar Arthur, e ainda salvar o mundo.
O que achei?
Conforme já disse, o primeiro episódio é primoroso, entre os melhores que vi recentemente. O segundo dá continuidade à apresentação de Marc/Steven. Os episódios 3 e 4 tem uma inspiração de A Múmia e Indiana Jones. Já os 5 e 6 é um mix de tendências. Em vários momentos me lembrou a série Legion, que tem um pé na história dos X-Men.
Há vários pontos positivos. A direção de arte, a forma como o Egito é apresentado. O vilão de Ethan Hawke é interessante. Há diversos momentos assustadores, outros bem divertidos. Mas, confesso que em alguns momentos achei a história confusa, outros, repetitiva. Na verdade, achei que a série poderia ter sido perfeita, mas se perdeu no meio do caminho. Ela é salva pela atuação sensacional de Oscar Isaac, que deixa claro todos os momentos em que é Marc e quando é Steven.
Curiosidades
Só pra lembrar que o filme tem uma pequena participação de Gaspard Ulliel, que aparece em um dos episódios como Anton. Ele morreu no último mês de janeiro num acidente de esqui. A voz de Khonshu é do vencedor do Oscar por Amadeus, F. Murray Abraham. A brasileira Fernanda Andrade, veterana em Hollywood, faz a mãe de Marc quando menino. May Kalamawy, que se sai muito bem como a “mocinha” Layla, esteve na série Ramy.
A série foi pensada para ser uma minissérie. Mas talvez a Disney/Marvel tenha repensado o conceito. Quando o site da empresa anunciou o episódio 6, o fez dizendo nas redes sociais que era o “series finale”. Entretanto o post foi apagado e repostado mencionando final de temporada. Bem, o último episódio deixa uma porta escancarada para uma nova temporada. Entretanto, Oscar Isaac vem dando várias entrevistas falando que a série foi pensada para ter esse começo , meio e fim em seis episódios. É esperar para ver o que vai acontecer!