O prêmio anual do Críticos de Nova York é considerado muito importante. É extremamente conceituado e tradicional, sendo entregue desde os anos 40. Alguns o consideram um previsão do Oscar. Eu discordo. É só ver os vencedores do ano passado . Foram premiados Trapaça, Steve McQueen, Robert Redford e Cate Blanchett. Esta última foi a única escolha comum entre os dois. Agora chegou o momento de conhecer os vencedores deste ano dos Críticos. Veja abaixo:
Filme – Boyhood: Da Infância à Juventude
Diretor: Richard Linklater: Da Infância à Juventude
Ator – Timothy Spall – Sr. Turner
Atriz – Marion Cotillard – Era uma vez em Nova York e Dois Dias, uma Noite.
Ator Coadjuvante – J.K. Simmons – Whiplash: Em Busca da Perfeição
Atriz Coadjuvante – Patricia Arquette – Boyhood: Da Infância à Adolescência
Roteiro – Grande Hotel Budapeste
Filme Estrangeiro – Ida (Polônia)
Animação – Uma Aventura Lego
Fotografia – Era uma vez em Nova York
Documentário – Citizenfour
Filme de Estreia – The Babadook, de Jennifer Kent
Especial – Adrienne Mancia – atriz e curadora do MoMA
Entre os coadjuvantes os nomes de J.K.Simmons e Patricia Arquette vem crescendo a cada dia. São dois veteranos. Patricia inclusive já levou um Emmy pela série Medium. Entre os atores, o nome de Timothy Spall (lembra dele em Encantada?) já vem sendo falado há algum tempo mas recentemente Eddie Redmayne e Steve Carell eram mais fortes na categoria melhor ator. Já entre as atrizes, enquanto todo o mundo esperava um reconhecimento de Julianne Moore, chega Marion Cotillard e leva o prêmio por suas duas grandes interpretações em Era uma vez em Nova York e Dois Dias, uma Noite. Mas ela é sempre uma grande atriz!
Quanto aos vencedores de filme e direção, aconteceu o esperado. Boyhood: Da Infância à Juventude ganhou. Ele já vem liderando as bolsas de apostas desde antes de seu lançamento, só com a boca a boca da imprensa e de festivais. A probabilidade ser um finalista do Oscar é enorme. Mas vale. O filme é bonito e um visível trabalho de amor de seu diretor.