Francis Ford Coppola tem um monte de Oscars. Dirigiu aquela que é considerada a melhor saga da história do cinema, O Poderoso Chefão. Mas, desde 2016 ele não dirige. E mesmo então, Distant Vision não foi nem muito visto. Sua última grande produção, com um elenco poderoso, é de 1997, O Homem que Fazia Chover, com Matt Damon. Mas, é claro que ele não precisa provar nada para ninguém. Entretanto, há mais de 20 anos a gente ouve falar de seu projeto do coração. É Megalópolis, que finalmente teve o sinal verde, e as filmagens deverão começar no segundo semestre.
O roteiro e a direção ficam a cargo de Coppola, claro. Aos 83 anos, ele próprio diz que será seu último trabalho na direção. E hoje (12) foi anunciado o elenco. Adam Driver, Forest Whitaker, Nathalie Emmanuel ( de Game of Thrones), Jon Voight e Laurence Fishburne. Aliás, uma curiosidade. Você sabia que o primeiro papel de Laurence foi num filme de Coppola? Foi quando o ator tinha 14 anos, em Apocalipse Now.
Pouco se sabe sobre o roteiro de Megalópolis. Segundo o diretor, trata-se de uma história sobre uma sociedade utópica contemporânea. Nela, o destino de Roma assombra o mundo moderno que não consegue resolver seus próprios problemas sociais. É uma jornada épica sobre ambição política, genialidade e conflito de interesses. Aos 83 anos, Coppola já declarou que seu objetivo com esse filme não é dinheiro, nem prêmios. Ele quer deixar algo para as futuras gerações que reflita seu otimismo com relação ao potencial da raça humana. Para conseguir realizar o filme, ele inclusive vendeu uma parte de seu extremamente bem-sucedido império de vinhos. O orçamento do filme fica um pouco abaixo dos 100 milhões de dólares.
Coppola com a palavra
Em entrevista, Coppola falou sobre o que pode acontecer com ele. ” Qual a pior coisa que pode me acontecer? Morrer e ficar quebrado? eu não vou quebrar. Meus filhos são todos bem sucedidos. Eu tenho confiança que se você puder fazer um filme que as pessoas continuem a querer ver daqui a 10, 20 anos, ou mais, você não vai perder dinheiro. Eu vejo meus filmes. Mesmo 50 anos depois eles continuam a ser vistos. Jovens sem Rumo, Drácula de Bram Stoker, eles ainda são vistos. Quanto mais estranhos meus filmes são, mais eles perduram. Eu nem mesmo sei a razão”
Na minha humilde opinião, Coppola tem um talento inigualável para contar histórias. Seja com a saga do Chefão (disponível na Amazon Prime e na Paramount Plus), Apocalipse Now, ou com meu favorito pessoal, Cotton Club. E se você quiser saber mais sobre Coppola, vale ver a série The Offer, que está no Paramount Plus, e conta os bastidores de O Poderoso Chefão. Na série, Coppola é feito de forma magnífica por Dan Fogler (Animais Fantásticos).